Proposta final em discussão pública

São 44 os estabelecimentos que integram a lista final das “Lojas Memória”, que está em discussão pública, por 30 dias.

Ourivesarias, restaurantes, lojas de artesanato, pastelarias, cafés, drogarias e uma farmácia são alguns dos espaços que aguardam a classificação de “Loja Memória”. O Município iniciou o processo em janeiro de 2019 quando aprovou, por unanimidade, o regulamento municipal que definiu os critérios de atribuição da classificação “Loja Memória” às casas comerciais com interesse histórico, cultural ou social.

Este projeto pretende “preservar”, mas também a criação de “circuitos de visitação” e a possibilidade de recorrer a “benefícios fiscais ou outro tipo de apoios municipais para que, em situações de dificuldade, os estabelecimentos não encerrem ou possam ser transmissíveis a outras gerações ou entidades”.

O “Lojas Memória” conta com o apoio da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) e destina-se “a estabelecimentos comerciais e unidades de cafetaria, restauração e similares que se destaquem pela sua singularidade, valor patrimonial ou sentimental e pela sua contribuição para a identidade da cidade e qualidade da paisagem urbana de Viana do Castelo”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.