A Proteção Civil de Viana do Castelo emitiu um alerta para a população, prevendo a possibilidade de “inundações em meios urbanos mais vulneráveis”. As previsões de agravamento das condições meteorológicas deverão manter-se até segunda-feira, dia 01 de novembro.
Para hoje, dia 29 de outubro, a partir das 21h e até às 06h de sábado, dia 30, o distrito de Viana do Castelo estará em alerta laranja. O IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra sob aviso amarelo devido à previsão de vento temporariamente forte com rajadas até 70 quilómetros por hora, sendo até 90 quilómetros por hora nas terras altas.
O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Nas recomendações da Proteção Civil, lê-se que o piso rodoviário estará escorregadio por eventual formação de lençóis de água, inundações em locais historicamente vulneráveis e danos em estruturas montadas ou suspensas. Em comunicado, explicam a “possibilidade de queda de ramos ou árvores”.
Recomenda-se aos condutores que adotem uma condução defensiva. De igual modo, deve ser evitado o atravessamento de zonas inundadas “para precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.
Ter especial cuidado na circulação e permanência junto a zonas arborizadas ou de costa são outros conselhos da Autoridade.
Em zonas rurais vulneráveis a alagamentos e inundações devem ser retiradas as máquinas agrícolas e os animais para lugar seguro.
Foto: Arquivo