PSP de Viana com novo comandante

Tomou posse, na tarde desta terça-feira, o novo Comandante Distrital da PSP de Viana do Castelo, superintendente Rui Conde, na presença, entre outros, do Diretor Nacional da PSP, superintendente-chefe Luís Farinha.

O novo comandante tem 52 anos, é natural de Aveiro e assume funções no âmbito de uma comissão de serviço que, normalmente, tem duração de três anos.

Era Inspetor nacional desde setembro de 2016. Antes já tinha ocupado, nomeadamente, cargos como o de 2º Comandante do Comando Metropolitano do Porto e Comandante Distrital de Leiria da PSP. Licenciado em Ciências Policiais, possui louvores e condecorações outorgados por entidades nacionais e internacionais.

Discursando na tomada de posse, reconheceu ser “ainda curto o meu domínio acerca das particularidades deste comando, que compensarei com esforço e dedicação” e procurará o “melhor conhecimento das suas vicissitudes”.

“Com a vossa ajuda e em permanente colaboração, tão necessárias para a resolução dos problemas, certamente existentes, sempre imbuídos de sentido prático e de oportunidade, na certeza de que os nossos profissionais, as pessoas, são o ativo mais valioso deste Comando Distrital”, asseverando que será essa ajuda “no conhecimento das realidades locais suportará as minhas convicções e terei sempre como prioridade e objetivo a melhoria das vossas condições de trabalho”.

Agradeceu a presença da comunicação social, reconhecendo que esta “assume, cada vez mais, um papel determinante na divulgação dos fenómenos e eventos que influenciam a perceção de segurança que os nossos concidadãos realizam em função do contexto envolvente”.

Falando, depois, aos representantes desta, “sendo um homem do norte e do litoral, tenho apetência por uma zona como Viana… e aqui estou”. Com perto de duas centenas de homens para comandar, observou ter “uma ideia relativamente moderada da realidade local, tendo em conta a minha zona de crescimento e experiência profissional. “Já vim várias vezes cá em serviço, mas terei tempo para tomar conta das realidades e das dificuldades, de todas as vicissitudes do distrito e cá estaremos para fazer face ao que for necessário”, concluiu.

Já o diretor nacional confirmou que haverá intervenções no interior do edifício do Comando Distrital, ainda este ano. “À medida do possível da lei de programação de equipamentos e infraestruturas e do que é a disponibilidade da PSP.”

Considerando que não é das unidades que precise de mais obras, adiantou, relativamente a efetivos, que vai decorrer um curso de formação de agentes, demorará nove meses, pelo que estará concluído daqui a um ano. Nessa altura, haverá reforço de efetivos, mas não pode, desde já, adiantar quantos serão para Viana do Castelo.

Relativamente a uma esquadra em Darque, em tempos aventada, disse apenas que “há projetos em análise e decisão no devido tempo”.

O superintendente-chefe Luís Farinha referiu, ainda, que “não estou preocupado com índices de criminalidade no distrito de Viana do Castelo” e que Portugal “continua a ser um país seguro”.

A cerimónia de tomada de posse registou a presença, entre outros, do Inspetor Nacional da PSP, vice-presidentes das câmaras de Viana do Castelo e Ponte de Lima, Juiz Presidente do Tribunal Judicial, Procurador do Ministério Público, comandantes e dirigentes da PSP, representantes de outras forças de segurança, comandantes e dirigentes da PSP e anteriores comandantes distritais.

Rui Conde substitui, como comandante, José Vieira da Cruz que completou 60 anos em setembro de 2018 e passou, no final desse mesmo ano, ao regime de pré-aposentação. Exercia funções desde 2009 e, tanto quanto nos apercebemos, não marcou presença na cerimónia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.