Quaresma e Visita Pascal vividas com grande fé e devoção

A comunidade de Santa Marta viveu a Páscoa de 2018 com muita alegria e entusiasmo, assim como o mordomo da Cruz, Raimundo Rodrigues, e os seus familiares. Nota-se, contrariamente ao pessimismo dos profetas da desgraça, de que “isto temos dias contados”, que a comunidade cristã vai interiorizando, cada vez mais e melhor, que Cristo Morto e Ressuscitado é o grande acontecimento da salvação. Muitos fiéis estavam preparados para tal, meditando na mensagem do roteiro quaresmal, criado pela diocese; na participação do Tríduo de reflexão do Sagrado Coração de Jesus e na frequência do sacramento da Reconciliação. Para melhor se prepararem para os mistérios, a Semana Santa, a Semana Maior, começou com as procissões de Ramos e de Passos do Senhor, esta com a sempre emocionante experiência do Encontro de Jesus com sua Mãe; seguiu-se o Tríduo Pascal, com a Celebração da Última Ceia,na Quinta Feira Santa, com ênfase para o mandato do serviço, na cerimónia do Lava-pés. Fez-se a Adoração da Cruz, às 15h00 de Sexta-feira Santa e à noite, às 21h, a Via-Sacra, na igreja paroquial, num trabalho de encenação extraordinário, da autoria de Ricardo Afonso. No sábado ocorreu a Vigília Pascal, com aBênção do Lume Novo, com que se iniciou a liturgia da Luz, seguida das liturgias da Palavra, Eucarística e Batismal. O Aleluia foi cantado a plenos pulmões, inundando o ambiente de alegria pelo Ressuscitado, com o repicar de sinos e tilintar das campainhas, alegria essa que se estendeu a toda a freguesia no Domingo eSegunda-feira de Páscoa.

Este ano foram apenas três grupos no compasso, por vontade do mordomo, para que caminhassem mais próximos e motivassem a adesão dos residentes e visitantes, o que, de alguma forma, foi conseguido, mas exigiu demasiado dos participantes, sobretudo nas manhãs de domingo e segunda.

Foi uma Páscoa feliz, estando de parabéns quantos nela intervieram, a começar pelo mordomo da Cruz, que apresentou as contas, com uma receita de 5.391,00 € e despesas de 7.345,00 €.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.