Queimada de Judas

Na noite do dia 08 de abril, realizou-se a Queimada do Judas, no Largo das Neves. Nesta oitava edição, o tema escolhido foi o Brasil, uma vez que o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, personificou o Judas. O resultado foi uma noite bem passada no Largo das Neves, com uma enorme multidão a desfrutar de um espetáculo elaborado com a prata de casa. 

O Judas, o cenário e o cortejo revestiram-se de tons brasileiros, não faltando música, adereços e indumentária brasileira. O muito povo que ocorreu ao Largo das Neves, desfrutou de um espetáculo popular que incluiu dança, música e sátira. De destacar as danças brasileiras, o testamento – protocolar – e o esconjuro. No final, tivemos o judas queimado, uns foguetes lançados e a queimada galega servida ao som dos clássicos sons brasileiros. No entretanto, junto à praça da Bandeira, o momento foi de animação noturna.

O evento foi organizado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e as autarquias de Mujães, Vila de Punhe e Barroselas e Carvoeiro. Associaram-se à iniciativa as Cantadeiras do Vale do Neiva, a escola de Dança Daniela Chaves e o grupo de Bombos Zé P’reiras. A música ao vivo esteve a cargo de um grupo local, que conta com a vocalista Lara Escoval.

O Largo das Neves assume-se, num contexto municipal, como um espaço central em termos de oferta cultural, lúdica e noturna. A este dinamismo ímpar das entidades locais – associações, autarquias e privados – importa diligenciar todo o apoio para se consolidar e melhorar a oferta existente.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.