Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

Viana anima-se ao fim de semana com os eventos da CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2023. Esta constatação, percebida e compartilhada pelos clubes/associações desportivas locais, mexe com o habitual remanso da cidade, prazenteira na quietude do seu Lethes adormecido.

Os mais variados atletas – entusiastas competidores desportivos – povoam os espaços públicos com as suas coloridas vestes clubísticas, dão vida aos recantos, praças e esplanadas, deslocam-se em competição ou passeios, criando uma atmosfera de alegria, arejada animação e jovialidade.

Volvido o fim de semana, a cidade retorna à melancolia dos dias iguais e aquieta-se no seu quotidiano de sempre.

Mas, esta semana, essa conformação quebra-se e o desporto toma conta da cidade, não no fim de semana, mas ao longo da semana. Uma inversão saudável, promissora, que irá prolongar pelos dias a dinâmica desportiva que justifica em pleno a distinção outorgada.

Mil e quinhentos universitários de todos os cantos, desportistas, assentam arraiais em Viana e aqui vão competir, em oito modalidades, nos campeonatos nacionais universitários, durante doze dias, até ao dia 28, 70 equipas em 8 recintos desportivos, para disputarem 138 jogos.

No conforto do nosso Teatro Municipal, procedeu-se ao sorteio e aparelhamento das equipas, estando reservado o Centro Cívico de Viana – Praça da República – para a apresentação pública do evento que traz a Viana o mundo universitário português, no modo desportivo.

Os Campeonatos Universitários, pelo número de atletas envolvidos, pela mobilização de familiares, claques, adeptos e residentes, e pela permanência contínua na cidade, tem impacto na hotelaria, restauração e similares, no património cultural que carece de visitas, e no turismo, essencial para irradiar a velha Viana marinheira e divulgar a moderna Viana – uma urbe a redesenhar o seu perfil.

As universidades, detentoras de um enorme capital humano, apoiam hoje o pilar desportivo nas suas instituições, propiciando o desporto aos estudantes que experienciam de forma regular as modalidades preferidas, num formato lúdico ou competitivo como o que vão mostrar nos espaços desportivos da cidade.

Viana do Castelo acolhe com subida afabilidade e urbanidade tão vasta comunidade de jovens estudantes desportistas, convicta da sua missão forjada na era dos descobrimentos, de servir o reino como vila hospitaleira, aberta ao mundo. 

Sejam bem-vindos e partilhem da nossa estima!

Pedro Martins, campeão nacional de slalom júnior, canoísta do Darque Kayak Clube de Viana do Castelo, foi convocado para o estágio da seleção nacional, a decorrer em Amarante. Também Filipe Laranjo, vice-campeão nacional, da EDV, integra a Seleção Nacional Pré-Júnior de natação, para os próximos “Meeting’s”. Atletas em ascensão no desporto nacional!

Na 5.ª etapa do Circuito Regional de Surf do Norte, com 80 surfistas inscritos, o Cabedelo Surf Clube conseguiu dois honrosos lugares. Gonçalo Rego obteve o terceiro lugar e o apuramento para as Provas Nacionais, na categoria sub14, e João Maria Pereira, na categoria sub18, logrou o 4.º lugar. Novas promessas a revelarem-se no desporto vianense!

O Santa Luzia FC quebrou ante o Nun’Alvares, em Viana, e registou um empate a quatro bolas, na 20.ª ronda do Campeonato Nacional de Futsal Feminino. A equipa de Viana segue na 4.ª posição. Falta subir aos lugares do pódio!

Na Taça de Portugal de Tripulações em Coimbra, o Darque Kayak Clube trouxe uma medalha de prata e uma de bronze, num modesto 15.º na geral. O clube lamenta a falta de apoio que afeta o rendimento da equipa!

Henrique Correia, do Sport Clube Vianense, conquistou o 6.º Open de Snooker da 1.ª divisão de Lisboa que decorreu no Ericeira Snooker, derrotando o atleta do O’Sullivan Pool Club. Um percurso imaculado!

O Campeonato Nacional de Trail, prova com 33 km e 400 atletas federados, decorreu integrado no Ultra Trail de Santa Luzia, prova que teve Viana do Castelo como cenário. Ercília Machado sagrou-se campeã pela primeira vez, enquanto Bruno Silva renovou o título. Uma apaixonante jornada desportiva pelos recantos de Viana!  

Paula Rios, atleta da equipa Viana Running, venceu o Campeonato Nacional de Meia Maratona Masters, que se disputou em Braga.  Paula Rios alcançou o primeiro lugar em F50. O desporto para todas as idades!

A freguesia de Afife, recebeu este fim de semana prova de BTT Aventura Sobre o Mar, numa organização da Associação Desportiva Afifense. Prova de camaradagem não competitiva, a despertar os sentidos para as paisagens únicas da região. Afife na senda do desporto!

A secção de automobilismo do Sport Clube Vianense estreou-se no Rali de São Vicente, primeira prova do Campeonato de Ralis da Madeira 2023. Renato Pita, ao volante de um Peugeot 208 Line GT, terminou a prova no 2.º lugar. Um resultado esperado de um consagrado atleta!

O Campeonato Nacional de Show e Precisão consagrou a patinagem da EDV. Sagraram-se campeãs nacionais de precisão, Carolina Carvalhosa, em júnior, Ana Marques e Diana Campos, em seniores, além dos treinadores Diogo Moreno e Emanuel Salvadinho, que conquistaram ainda o título nacional em Show Grupos Pequenos. A EDV no seu melhor!

A Associação Desportiva Darquense organizou o Torneio de Páscoa Futebol Sub15 Feminino e convidou à participação de todos. Também a freguesia de Perre organizou o Open de Páscoa Xadrez, uma feliz iniciativa com muito xadrez e competição. A beleza do desporto a espraiar-se pelas nossas freguesias!

O Pavilhão Municipal José Natário recebeu o Torneio da Páscoa de Hóquei para os escalões sub7, sub9, sub11 e sub13, numa organização da Juventude de Viana. Viana do Castelo movimentou centenas de atletas desta modalidade desportiva. A massificação desportiva a aproveitar as férias escolares!

O município de Viana do Castelo promoveu o 1.º Concelhio de Boccia. A atividade, vocacionada para os utentes do programa “Vencer a Idade com Saúde”, contou com 66 participantes oriundos de nove freguesias do concelho. O desporto a promover a saúde!

Hélio Gomes, atleta vianense ao serviço do Sporting CP, estreou-se na maratona Schneider Electric Paris Marathon. A prova contou com 45.000 atletas que partiram dos Champs- Élysées. Na sua estreia, o atleta classificou-se em 17.º da geral, tendo sido o 4.º melhor europeu. Um atleta com percurso e prestígio internacional!

Viana do Castelo saiu vitorioso em Sub-16 femininos no jogo da Festa do Basquetebol Juvenil, a decorrer em Albufeira, batendo a seleção de Vila Real. Sorte contrária teve o VC Viana no jogo do Campeonato Nacional de Voleibol Juniores B1 (Sub-21), perdendo no recinto da AA Espinho. Vitória ou derrota, tudo é desporto!

Nos quartos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo, das quatro equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase da prova, duas seguem para a próxima eliminatória: UD Lanheses e GD Castelense, com destaque para a goleada do Lanheses (7-0), frente ao Vila Fria. O futebol concelhio ainda bem representado!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.