A política de incentivos à reabilitação urbana e de dinamização das Áreas de Reabilitação Urbana (ARUS) em Viana do Castelo permitiu gerar, entre 2014 e 2017, investimentos que ascendem aos 60 milhões de euros, garante a Câmara Municipal. Isto porque, nos três últimos anos, assegura, o investimento privado rondou os 40 milhões de euros e, em curso e até 2020, o Município está a investir cerca de 20 milhões de euros.
Este é o principal resultado da ação efetuada sobre “Reabilitação Urbana em Viana do Castelo – Investimentos e instrumentos de financiamento” organizada pela Câmara Municipal, numa altura em que a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) está em plena execução.
Neste plano, a autarquia está a investir 18,7 milhões de euros na reabilitação urbana de Viana do Castelo mas, fruto deste investimento, também os privados apresentam valores que, refere, rondam os 40 milhões de euros.
Também no que toca ao investimento privado, entre 2014 e 2017, a Câmara Municipal registou 1900 processos de obra para reabilitação urbana e, só ao longo do ano passado, o investimento privado em reabilitação urbana atingiu quase 20 milhões de euros no concelho, mais do que duplicando o investimento feito por privados no ano anterior, muito em parte graças aos incentivos para a Reabilitação de Imóveis para as áreas abrangidas pelos investimentos públicos, designadamente a isenção de IMI por um período de cinco anos, a isenção do IMT na primeira transmissão onerosa e Iva de 6% nas obras de reabilitação, que se encontram em vigor.