O piloto vianense escolheu o final da tarde da última sexta-feira para afirmar a presença em sete ralis da Madeira nesta época. O atleta do Vianense conta também com o apoio da Viana Cidade Europeia do Desporto.
O vianense, de 47 anos, faz equipa com a navegadora madeirense Rubina Gonçalves e vai pilotar um Peugeot 208 Rally4 da equipa de Sebastian Loeb.
Na apresentação, a jornalista Inês Gonçalves reforçava que “o Renato é hoje um produto e uma marca”. “O projeto do Renato é mais do que um projeto desportivo é também um projeto de cidadania”, referia a apresentadora da sessão.
Renato Pita entra em prova nos dias 14 e 15 de abril, com o Rali de São Vicente, na Madeira, seguido do Rali da Calheta, também naquela ilha, dias 05 e 06 de maio. Nos dias 02 e 03 de junho, o piloto vianense participa no Rali da Ribeira Brava e depois no Rali do Marítimo, no município do Machico.
O Rali Vinho Madeira acontece dias 02, 04 e 05 de agosto e a prova seguinte é dias 22 e 23 de setembro, no Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos. A sétima prova está agendada para dias 03 e 04 de novembro, no Rali do Faial.
O autarca vianense afirmava que “Viana do Castelo cuida muito bem do desporto e continuará a fazê-lo bem se envolver os seus”, reconhecendo que Renato Pita “está a dar um contributo fortíssimo para fortalecer a relação com os amantes do automobilismo, mas também com o concelho, com os vianenses e as instituições locais”.
Renato Pita anunciou o objetivo de criar, no futuro, a Academia Renato Pita, que pretende ser a primeira academia do país dedicada à segurança rodoviária infantil.