Desporto em registo semanal

Carlos P. Baptista
Carlos P. Baptista

É consensual que a palavra desporto evoca esforço, disciplina e método. 

Mas, o desporto também é capaz de se conciliar com a liberdade. E a bicicleta, pela função multipolar, ao proporcionar o cicloturismo, é uma das raras práticas que harmoniza o espírito livre do cidadão.

Esta é, seguramente, uma atividade de lazer que desperta um entusiasmo crescente em todas as faixas etárias da população e incorpora uma prática benéfica para a saúde. Com a vantagem de não ser preciso ser membro de um clube para o praticar.

Este ciclismo utilitário, conjuga e satisfaz a paixão pelo turismo, ao levar a descobrir as paisagens, os monumentos, os lugares ou ir ao encontro das populações. 

Hoje em dia, o desporto, o turismo e as atividades culturais, interpenetram-se face às apetências e desejos dos cidadãos. A segmentação do desporto tem ocorrido mais intensamente nos tempos mais recentes, decorrente das transformações sociais e da revolução tecnológica operada nas sociedades. No contexto destas mudanças, o turismo desportivo evoluiu, pela enorme capacidade de diversificação, e tornou-se um mercado apetecido e concorrencial. Este sector continua em franco crescimento, pelo lado de novas empresas no mercado e pelo crescente número dos utilizadores dos seus serviços.

Tudo se tem conjugado para que as práticas desportivas sejam momentos privilegiados de convívio, de amizade e de liberdade, num consumo desportivo mais exigente e qualitativo, presente na sociedade que nos molda.

Neste contexto, e com o propósito de agregar toda a panóplia de realizações desportivas na VIANA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO, o município patrocinou a primeira edição do evento VIANA GRANFONDO EUROPCAR 2023, uma organização empresarial privada – a Bikeservice Lda. – da Póvoa de Varzim, com 1700 inscrições, 400 das quais galegas, mas longe de lograr os 3.000 participantes registados no Douro Granfondo, a maior concentração do género realizada em Portugal.

O evento, com o irrelevante afã da comunidade vianense na partida e chegada a Viana do Castelo, e o fator competitivo a desassossegar a romaria ciclista, desmultiplicou-se em três provas de diferentes quilometragens, pelo concelho de Viana e pelas deslumbrantes e míticas paisagens de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha.

O vencedor, um atleta figueirense, exultou a excelência dos cenários naturais percorridos e o primor da organização sem falhas, numa cidade acolhedora, significativamente dotada de meios para receber grandes provas.

Este modelo de evento, ao longo do ano replicado pela empresa organizadora em vários locais do país, desvirtua a genuinidade do desporto, mas aproveita a sociedade do lazer para a prática desportiva.

Financiamento à parte, valeu a boa imagem e o encanto de Viana do Castelo a todos quantos nela participaram.

Com uma dupla vitória, Mariana Afonso, 17 anos, atleta vianense do Enduro, alcançou a liderança do Campeonato Nacional de Enduro na Classe Senhoras. A prova decorreu na vila de Tábua, distrito de Coimbra. Contrariedades de saúde não demoveram a atleta de competir e chegar ao pódio!

A Juventude Viana foi goleada (0- 7) pelo Sporting, em Lisboa, para o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A derrota não constituiu surpresa, por ser esperada, e inevitável dado o atual estado de ânimo dos atletas de Viana. A JV está quebrada há longo tempo!

 Numa prestação abaixo das suas possibilidades, o SC Vianense defrontou e empatou (0-0), em casa, com o Dumiense, para mais uma jornada do Campeonato de Portugal. No intervalo do jogo, o clube, a celebrar os 125 anos, fez desfilar centenas de atletas das suas modalidades, ante o regozijo dos seus associados.  Cerca de 500 atletas mostraram a vitalidade do clube!

No Campeonato de Futebol de Veteranos do Alto Minho, o Fragoso e o Deucriste lideram a prova com 46 pontos com vantagem para o Fragoso, por contar menos um jogo. Um empate em pontos prestes a desfazer-se!

A ADC Perre caminha sobre rodas no Troféu Federação do Campeonato Nacional da III Divisão Feminina de Voleibol. A equipa de Viana recebeu a AD Esposende e ganhou por 3-0, liderando a Zona Norte B com 4 vitórias e 12 pontos. O voleibol de Perre a ganhar destaque no campeonato nacional!

A Escola Desportiva de Viana não se aguentou no confronto com a AD ‘Os Limianos’, para o Campeonato Nacional da III Divisão de Hóquei em Patins, Zona Norte, perdendo por (5-3). Os hoquistas da EDV ainda viraram o resultado, mas não o conseguiram segurar até ao fim. O clube de Ponte de Lima retomou a liderança do grupo!

Mais de mil treinadores de futebol e futsal participaram no Centro Cultural de Viana, no Fórum ANTF – Associação Nacional de Treinadores de Futebol, durante dois dias. O congresso contou ainda com a participação de ex-jogadores e especialistas. Os teóricos da bola desceram à província!

A tripulação de remo adaptado da APPCDM, do Centro Areosa – Viana, participou nas provas de sprint de 400 metros, na Doca do Gil Eannes, da IX Regata Internacional Centro de Mar, obtendo o 1.º lugar na categoria de 4x Para-Rowing 3, tripulação mista. A prova contou com 216 remadores de 5 países. Bem treinados, os atletas de Viana deram conta do recado!

Henrique Correia, atleta do SC Vianense, venceu o 2.º Open de Veteranos de Pool Bola 9, da Região de Lisboa, na final por (7-2). Com este resultado consolidou a liderança do Ranking Distrital de Lisboa. Um campeão que não dá hipóteses!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.