Resultados das legislativas na Freguesia

Domingo, dia 30 de janeiro, realizaram-se as eleições legislativas com o principal objetivo de constituir uma nova Assembleia da República e consequentemente a indigitação de um novo primeiro-ministro, que será novamente o Dr. António Costa.

O nosso distrito, Círculo Eleitoral de Viana do Castelo, elegeu seis deputados, três do PS (Tiago B. Rodrigues, Marina Gonçalves e José Maria Costa) e três do PSD (Jorge Mendes, Emília Cerqueira e João Montenegro).

No que diz respeito ao ato eleitoral na vila de Alvarães, o resultado das quatro mesas de voto seguiu a tendência verificada a nível nacional com o PS a sair vencedor, seguido do PSD e do Chega.

Eis os resultados finais verificados:

PS – 551 votos

P. Terra – 5

Ergue-te – 5

Aliança – 0

Chega – 92

CDU – 28

PAN – 21

VOLT – 0

CDS -29

PSD -464

Inic. Lib. – 25

RIR – 6

Livre – 9

BE – 32

MAS – 0

Um filme rodado em Alvarães

As instalações da Fábrica Jerónimo Pereira Campos, em Alvarães, vão ser palco da rodagem de um filme que está a despertar imensa curiosidade nos habitantes desta vila.

O filme “O Pior Homem de Londres” que tem como entidade promotora a “Leopardo Filmes” tem como realizador Rodrigo Areias. Neste momento, a entidade promotora e de realização procura figurantes, homens e mulheres entre os 18 e os 75 anos, com ou sem experiência. O trabalho vai ser remunerado.

Autarca faz balanço 

de 100 dias de mandato

Fernando Martins, autarca da nossa freguesia fez um balanço destes primeiros dias de novo mandato. Em seguida transcrevemos um texto que nos fez chegar sobre este período.

Recentemente atingi os 100 dias desde que tomei posse neste meu terceiro mandato consecutivo à frente do Executivo da Junta de Freguesia. Nesta nova etapa autárquica, muitas são as medidas e os projetos que estamos a continuar, relativamente aos dois mandatos anteriores. A minha equipa de executivo, que trabalhou comigo nos últimos dois mandatos, acompanhou-me e em conjunto recebemos um novo voto de confiança dos alvaranenses.

Este acreditar no nosso trabalho, reforçou as minhas forças e a minha vontade de continuar a corresponder às necessidades e aos anseios da população de Alvarães. 

Fazendo um balanço ao trabalho desenvolvido nestes primeiros 100 dias, confesso que gostaria que fosse ainda mais positivo. Todos sabemos que estivemos limitados em função da conjuntura pandémica atual e também da crise política que obrigou a novas eleições legislativas. Queiramos ou não, estas situações têm fortes implicações no que é a gestão das autarquias locais.

No respeitante ao trabalho desenvolvido pela minha equipa, quero destacar a conclusão do processo de legalização dos 102 artigos da AUGI (Área Urbana de Génese Ilegal) da Costeira, onde foi feito um intenso trabalho de cadastramento e registo destes artigos. Esta é uma medida que há muitos anos sonhava concretizar e hoje sinto-me satisfeito por estarmos neste ponto. O presidente Luís Nobre sempre compreendeu e partilhou comigo esta necessidade e como tal, foi-me prestado todo o apoio técnico e financeiro por parte do Município. Hoje, esta zona da vila que em 2013 era muito acidentada, já é um dos locais mais aprazíveis de Alvarães e com muito potencial de desenvolvimento.

A assinatura do contrato de financiamento para a construção da nova Via do Vale do Neiva, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, é um dos momentos que mais destaco deste período inicial de gestão. Uma infraestrutura de imperial importância para toda a dinâmica de mobilidade na nossa Vila e que vai resolver várias problemáticas, a vários níveis.

A Extensão de Saúde continua a funcionar e os nossos utentes têm uma resposta muito digna, nestes tempos em que os cuidados de saúde são uma garantia que tem que ser salvaguardada. Tenho estado em permanente contacto com o município, de forma a acompanhar os desenvolvimentos no projeto da nova Unidade de Saúde de Alvarães que vai ser construída.

Uma das propostas do meu manifesto eleitoral era a obtenção da concessão do antigo apeadeiro, disponibilizando o mesmo para servir a comunidade. Neste momento já temos concluído o projeto de arquitetura para reabilitação do edifício, a cabimentação financeira para o arrendamento no nosso orçamento e definidas duas associações de relevo da nossa comunidade para a dinamização deste espaço icónico de Alvarães.

O projeto do Centro Cívico foi, durante estes 100 dias, alvo de um trabalho de planeamento forte e culminou com a concretização da UOPG. Com apoio técnico e financeiro do Município, fizemos o levantamento topográfico em altimetria, o loteamento de toda a área e a delimitação dos espaços destinados à instalação de novos equipamentos, novos espaços públicos e do novo arruamento que é a Rua Monsenhor António Gonçalves. Estas ações são aquilo que chamamos de trabalho que não se vê, mas que exigem muito empenho de muita gente e que têm uma importância fulcral no desenvolvimento estratégico da nossa Vila. Nesta dinâmica, também foi feito um acordo de cooperação com a nova direção do PASA, para a cedência do direito de superfície de uma vasta área para construção de vários equipamentos na área da saúde mental e da infância, com a contrapartida de, nos mesmo moldes, a freguesia beneficiar de serviços que pretendo instalar no edifício da antiga Extensão de Saúde.

Continuou-se com os trabalhos de recuperação de toda a envolvente da Azenha d’Almerinda, um espaço que orgulha todos os alvaranenses. No Cemitério Paroquial, destaco a reabilitação da Capela de Repouso dos Párocos e os trabalhos de acabamentos dos novos jazigos que construímos. 

Na área da Cultura, as autarquias estão envolvidas no apoio organizacional e operativo de uma produção cinematográfica, “O Pior Homem de Londres” da Leopardo Filmes, que vai valorizar o património arquitetónico industrial de Alvarães, uma vez que será rodado nas instalações da Jerónimo Pereira Campos. 

Em conclusão, esta dinâmica de trabalho de 100 dias, que eu agora termino de elencar, deve-se a uma estrita relação de cooperação e compromisso que mantenho com o Município, na pessoa do presidente Luís Nobre, permitindo-me levar a cabo as propostas que fizemos ao nosso eleitorado.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.