Ribeira e fotos do “Coral Bulker” no Centro de Mar

O Centro de Mar acolhe duas exposições. Uma sobre a Ribeira e outra fotográfica sobre o incidente com o Coral Bulker, que derramou combustível ao largo da Praia Norte. 

“Um mar de tradições” apresenta registos sobre a Ribeira; contempla exemplares de oferendas aos santos da devoção e ainda foi montado um altar à Senhora d’Agonia no espaço do frigorifíco do Gil Eannes. 

“Hoje comemoramos o oitavo aniversário do Centro de Mar”, explicava o vice-presidente, na sessão de abertura, que aconteceu no dia 16 de novembro. Manuel Vitorino elogiava esta estrutura camarária, que já organizou 531 atividades e envolveu 10 mil alunos.

“Somos um povo de navegantes, marinheiros, de mercadores, e há necessidade de enfatizar esta parte tão relevante da nossa história”, disse o vereador. Acrescentando que a exposição permite valorizar e perpetuar “a memória afetiva e efetiva existente na Ribeira de Viana”. Manuel Vitorino considerava que “esta exposição vem reforçar a necessidade de trabalhar a identidade e a memória do coletivo”.

O professor universitário Álvaro Campelo, responsável pelo texto da exposição e do livro, argumentava não ter tido tempo para viver uns tempos na Ribeira. Contudo, falava que ao “passar pelas ruas” e “conversar com as pessoas” compreendeu as vivências daquelas gentes. “Esta exposição tem a missão e resgatar para o centro da reflexão de Viana do Castelo, a Ribeira. Haverá reflexões a fazer no futuro”, disse. Adiantando ainda que “a Ribeira não é só um lugar, mas um sentimento, uma pertença. Todos se tratam por primos, porque todos cuidam de todos”.

Paralelamente, estão expostas algumas fotografias da autoria de Carlos Vieira sobre o derrame de combustível do “Coral Bulker”, ao largo da Praia Norte. Aquele fotógrafo amador apresenta dezenas de fotografias e recortes de jornais da época, dando conta daquele facto, que ocorreu em dezembro de 2000.

O Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar, a funcionar no Navio Gil Eannes, foi criado com o objetivo de ser a “porta de entrada” do projeto Centro de Mar de Viana do Castelo. As componentes instaladas incluem um Centro Interpretativo Ambiental, que integra um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima. 

Em 2020, foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, espaço dedicado à salvaguarda e preservação, registo e documentação, arquivo e divulgação de espólios documentais relacionados com o tema do “mar” e a sua importância (passada, atual e futura), a diversos níveis (cultural, económico, social, geográfico, ambiental).  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.