Ricardo Carvalhido premiado pelo projeto do Geoparque

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi distinguido pela Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) pelos serviços prestados à Conservação da Natureza, destacando o programa Geoparque Litoral de Viana do Castelo.

“É necessário investir a curiosidade nos espaços naturais. Investigar. É preciso uma aposta clara nos processos de inventariação e caracterização do património natural – bio e geodiversidade – e no património que nos caracteriza como pessoas: património cultural material e imaterial”, refere Ricardo Carvalhido, que iniciou o trabalho no Geoparque Litoral Norte de Viana há 15 anos e desde 2017 integra o executivo socialista.

Na cerimónia de receção do prémio, que decorreu em formato online, Ricardo Carvalhido manifestou que é “preciso infraestruturar o acesso e democratizar a interpretação do espaço-paisagem: tornar os espaços multifuncionais e adaptados. E diversificar as plataformas de acesso, sem esquecer as que permitem digitalizar o espaço para garantir o seu acesso universal”.

“Conservar a Natureza é, portanto, um ato de bom egoísmo, narcísico, também altruísta, premeditado, sobrevivente, saudosista e respeitador. Na paisagem sobrevivemos. E por isso temos de a ensinar. Porque se a soubermos, também a respeitaremos e a quereremos conservar”, assegura Ricardo Carvalhido.

Ricardo Jorge Ponte de Matos Carvalhido é licenciado em Biologia e Geologia (Universidade do Minho, 2004) e doutorado em Ciências (Especialidade de Geologia) pela Universidade do Minho (2012). Desde 2017 é Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com os pelouros do Ambiente e da Biodiversidade, Ciência, Inovação, Conhecimento e Projetos Educativos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.