A “originalidade, eficácia da mensagem e a qualidade técnica e estética” vão, segundo o anunciado, decidir a seleção do cartaz que em 2020 vai levar a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia a todo o mundo, num concurso que volta a ter tema livre.
O objetivo do concurso, lançado pela Comissão de Festas e que decorre até 30 de abril, passa por selecionar um “cartaz original que divulgue a Romaria da Senhora d’ Agonia a nível nacional e internacional”.
A Rainha das Romarias de Portugal realiza-se este ano em cinco dias, de 19 a 23 de agosto, datas que devem figurar do cartaz.
O regulamento deste concurso estabelece que os cartazes concorrentes são avaliados por quatro critérios, designadamente a eficácia da mensagem que passam, a originalidade e criatividade e a qualidade técnica e estética.
As propostas devem ser entregues, pessoalmente ou por correio, na sede da VianaFestas, em Viana do Castelo, até às 17h, do dia 30 de abril.
O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 500 euros.
Desde 2010 que o cartaz oficial da Romaria é escolhido através de concurso e em 2016, pela primeira vez, a autoria ultrapassou as fronteiras portuguesas.
O júri deste concurso é composto por nove representantes de entidades de Viana do Castelo, a VianaFestas, a Comissão de Festas, a Real Irmandade de Nossa Sra. d’ Agonia, a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a empresa Rui Carvalho Design, a Associação dos Grupos Folclóricos Alto Minho e a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.