Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades

A Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades é uma festividade de profunda tradição católica cristã, que, à semelhança da maioria destas celebrações suscitam a atração de público diferenciado nos gostos e convicções. Tem também associada uma componente fortemente profana. A Romaria que decorre em Lanheses, sendo na sua essência um ato público de adoração ao Senhor Ressuscitado comporta ainda um tempo de encontro, divertimento e lazer que concita o interesse de uma comunidade e do povo em geral.

O começo do evento está marcado para o dia 03 de julho, no fim da Eucaristia do domingo, com o ato simbólico do hastear da bandeira. Prossegue no dia 16, sábado, a execução das ações previstas com a entrada no adro da igreja do Grupo de Bombos de Vila Franca do Lima, o qual, seguidamente, inicia juntamente com a Comissão da festa, uma caminhada pelos lugares da freguesia, despedindo-se no largo Capitão Gaspar de Castro, pelas 20h, hora a que decorre a Missa com sermão em louvor do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

No dia 17, domingo, prosseguem as cerimónias religiosas na igreja paroquial, com Missa e sermão, saindo no fim a procissão do Santíssimo Sacramento ao lugar do Outeiro. 

Nos dias 18, 19 e 20 haverá Missa e sermão em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades. 

Em 21, quinta-feira, depois da Missa e do sermão em Honra de Nossa Senhora de Fátima, seguir-se-á a solene Procissão de Velas até ao Largo Capitão Gaspar de Castro, a qual incorporará o andor de Nossa Senhora de Fátima. Pelas 22h, acontecerá o 1.º arraial noturno com a participação do grupo “Vozes do Tâmega”, cuja atuação se prolonga até à uma hora da manhã. 

No dia 22, sexta-feira, o serviço religioso decorre pelas 20h, com Missa e sermão na igreja em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, para, pelas 22h, ser dado início ao 2.º arraial noturno sendo protagonista “Delfim Júnior e Império Show”, com concerto até às 02h da manhã.

Sábado (23) e domingo (24) são os dois dias mais e melhor preenchidos do programa das festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades. As ações festivas iniciam  pelas 14h, de sábado, com a concentração no adro da igreja de um grupo de mordomas da festa, com vista à receção das Bandas de Música: REVELHE DE FAFE e LOUSADA, as quais irão atuar (alternadamente) no recinto em coretos amovíveis no decorrer da tarde e pela noite dentro, com interrupção pelas 20h para dar lugar à celebração na igreja de Missa e sermão (final da novena). Pelas 22h, terá início o 3.º arraial noturno com concertos das Bandas atrás referidas, a que se segue pelas 23h55 uma grande sessão de fogo de artifício da pirotecnia Racrifer, no fim da qual decorrerá no recinto a sempre apreciada cerimónia de despedida das Bandas de Música. Pelas 01h, o Dj Flávio Rodrigues dará início ao espetáculo de animação musical para os mais jovens o qual decorrerá durante parte da noite. 

O dia 23, domingo, é o mais relevante e preenchido do calendário da Romaria, principiando com a apresentação da Banda Marcial do Vale que atuará até ao início das cerimónias religiosas a decorrer na igreja. Pelas 10h30 principia a Missa Solene com sermão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades; pelas 14h, entram no adro as Banda da Casa do Povo de Moreira do Lima e a Banda Marcial do Vale, as quais irão posteriormente fazer parte da solene Procissão; às 14h30 chegam ao recinto o Grupo de Gaitas de Cardielos, uma força a cavalo da GNR destinada a abrir a Procissão, a qual integra ainda as Confrarias, Irmandades da paróquia, andores, autoridades civis e militares, mordomia, juízes da festa e uma multidão de devotos, cumpridores de promessas, e público em geral, cuja saída está prevista para as 15h30, iniciando o percurso habitual dos últimos anos, o qual passa pelo Centro Cívico da freguesia (Largo da Feira), percorrendo na ida e na volta cerca de 1,5km. Este é, sem dúvida, o acontecimento com maior e justificada relevância da tradicional Romaria.

Às 18h, haverá o desfile da mordomia com os tabuleiros para o leilão no fim do qual far-se-á o sorteio de rifas; pelas 18h30 decorre a cerimónia de despedida do Grupo de Gaitas de Cardielos, e pelas 21h30 terá início o 4.º arraial noturno com música popular. O certame encerrará pelas 23h55 com uma grande sessão de fogo de artifício da pirotecnia Racrifer, e com a despedida das Bandas de Música.

A Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades situa-se no adro da igreja paroquial rente à estrada da rua da Corredoura, a cerca de 400 metros do centro cívico ou largo Capitão Gaspar de Castro, popularmente conhecido por largo da Feira. É um pequeno templo com uma bela fachada figurativa religiosa em estilo barroco rococo, onde está num pequeno nicho Jesus Cristo Crucificado. A imagem maior que representa Cristo Ressuscitado sobraçando a Cruz do Sacrifício com o braço esquerdo, encontra-se permanentemente no retábulo da Capela.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.