Ronda Típica retoma Ceia de Natal

A Ronda Típica da Meadela, retomando uma tradição que a Covid tinha interrompido, realizou a sua Ceia de Natal na Quinta da Presa, onde reuniu todos os elementos da Ronda Típica, alguns familiares e convidados.

Foi uma noite de saudável convívio e muita alegria, não faltando a música tradicional portuguesa pela tocata da Ronda e seus cantadores(as) que animaram uma noite que foi de convívio e festas, que terminou com a tradicional troca das prendinhas, momento sempre de grande animação, pela surpresa da prenda.

No final do repasto, a Drª. Laurinda Figueiras, Diretora da Ronda Típica da Meadela, proferiu breves palavras para agradecer a presença de todos naquela Ceia de Natal e o apoio da Quinta da Malafaia e da Quinta da Presa. 

Lembrou que 2022 foi um ano de recomeço e que não foi um ano mau, e que 2023 será o ano da consolidação das atividades da Ronda, nomeadamente com o reativar das Janeira da Ronda, que voltarão a percorrer a nossa freguesia, nas noites frias de inverno, a exemplo dos anos anteriores à pandemia. Deixou uma saudação à nova Direção da Comissão de Festas da Meadela, que assim mantém a continuidade das nossas festas e que agora conta também com um elemento da Ronda Típica na Direção. 

Terminou com votos de muita saúde e muita paz entre todos e um ano feliz de 2023.

Pela União de Freguesias

A exemplo dos anos anteriores, a União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) mandou iluminar com motivos de Natal o Centro Cívico da Meadela, incluindo a zona da Praça Linha Vale do Lima. Este ano com uma saudação de Boas Festas à entrada do adro da igreja Paroquial, que com a estrela iluminada e cintilante ao cimo da torre da igreja lhe dá um enquadramento ainda mais apelativo à quadra natalícia que atravessamos. 

Foi igualmente colocado som ambiente ao longo dos arruamentos do Centro Cívico, criando um ambiente natalício.

Iluminação exterior do edifício do Polo da Meadela 

A União de Freguesias procedeu à substituição da iluminação exterior do “Edifício Martins Viana”, pólo da Meadela da União de Freguesias, instalando iluminação do tipo Led que tem a particularidade de reduzir drasticamente o consumo de energia e de serem lâmpadas com maior longevidade e criando, a nosso ver, um aspeto mais harmonioso, realçando a beleza do Edifício, outrora Escola Primária, que assim se chamava às hoje Escolas do Ensino Básico.

Parque infantil do largo da Ronda Típica da Meadela

De acordo com informação da União de Freguesias, está em curso a obtenção de propostas para a remodelação do parque infantil do largo da Ronda Típica da Meadela, que segundo a mesma fonte da Autarquia está bastante pobre e já não responde à qualidade que é devida oferecer às crianças que o utilizam.   

Reunião com a Comissão de Festas

A pedido da nova Direção da Comissão de Festas, o Executivo da União de Freguesias reuniu com a nova Direção, tendo reiterado todo o apoio à realização das festas em honra da padroeira da Meadela, Santa Cristina, congratulando-se com a solução encontrada para uma nova Direção, que assim garante a continuidade da realização destas festas que já se realizam no atual figurino há 65 anos.  

Mensagem de Natal

A nova Direção da Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina, saúda todos os meadelenses nesta quadra natalícia, desejando a todos e cada um, um Santo e Feliz Natal e um Novo Ano com muita saúde, paz, amor e prosperidade.

Envia uma saudação muito especial para os nossos emigrantes, e muito especialmente para aqueles que se vêem privados de consoar com as famílias em Portugal. Que a nossa padroeira Santa Cristina a todos proteja e dê um Santo Natal e Próspero Ano.  

Aniversário Jornal

Ocorrendo mais um aniversário da sempre jovem “A Aurora do Lima” (AAL), na minha qualidade de «velho» leitor e correspondente do Jornal há 24 anos, na citadina freguesia da Meadela, hoje enquadrada na União de Freguesias de Viana (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, é com grande satisfação que felicito o nosso Jornal, na pessoa do seu Diretor Gonçalo Fagundes Meira, pelos 167 anos de vida, num contexto de permanente renovação.

Neste aniversário, não posso deixar de realçar o esforço que tem sido feito no sentido de tornar o Jornal mais apelativo para quem o lê. Nele melhoram e crescem os artigos de opinião, a par de outras temáticas, não esquecendo o generoso trabalho dos correspondentes, que sabem, em cada momento, ir ao encontro dos leitores com a notícia que lhes toca. Realce, ainda, para a realização do ainda recente “Encontro de Correspondentes” que, para além de constituir uma ativa jornada de trabalho, muito contribuiu para reforçar laços de amizade entre todos aqueles que se esforçam para dar mais vida ao mais antigo Jornal de Portugal continental, que deve constituir orgulho para todos os vianenses 

Todos sabemos quanto a “Aurora do Lima” se afirma como elo de ligação entre todos os seus leitores e as gentes de Viana, e como cria proximidades entre aqueles que partiram à procura de uma vida melhor e sabem encontrar na “AAL” as notícias da sua terra, que lhe são transmitidas pelos correspondentes, permanentemente atentos à vida das suas freguesias. Sobejam as razões, tantas elas são, para formular à nossa “A Aurora do Lima “votos de longa vida.

Aproveito para desejar a todos os que dão o seu melhor em prol de uma “Aurora do Lima” viva e representativa, bem como as respetivas famílias – sem esquecer todos aqueles que leem, acarinham e apoiam este vetusto semanário –, um Santo e Feliz Natal e um Ano 2023 com muita Paz, Saúde, Amor e prosperidade.  

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.