Seleção Olímpica de Surf alemã no CAR Surf de Viana

A Seleção de Surf da Alemanha, em fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Surf no Japão, estagiou no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana, de 07 e 14 de agosto.

A comitiva, composta por sete atletas, Rachel Presti, Leon Glatzer, Arne Bergwinkl, Dylan Groen, Lenni Jensen, Camilla Kemp e Marlon Lipke, pelo selecionador nacional Llewellyn Whittaker, pelo treinador físico e mental Martin Walz e por Jannik Dörr, coordenador da Deutscher Wellenreit Verband (Federação de Surf da Alemanha) esteve em Viana do Castelo.

Segundo Llewellyn Whittaker, foram três os objetivos definidos para este estágio de alto rendimento: treino de surf progressivo, simulação de heats e melhorar a performance global da equipa.

“O que pretendíamos era um estágio de alto rendimento num local bem equipado como o CAR Surf de Viana. A equipa do Surf Clube de Viana (SCV) foi inexcedível ao nível de entrega e de resposta às nossas solicitações. Uma área onde estamos também a desenvolver trabalho é no surf de ondas grandes, tendo em vista as olimpíadas de 2024/25 em Paris, cuja modalidade de surf será no Tahiti. Com isto em mente, tivemos dois dias do estágio dedicados ao treino de apneia. Contámos com um dos melhores treinadores nesta área, o João Pedro Parisot, conhecido por “Jójó”, da Wave Crusher Training System, que nos ensinou as técnicas de respiração e relaxamento na água e em situações de stress. Este estágio foi, sem dúvida, o mais espetacular que orientei num Centro de Alto Rendimento”, informou o selecionador da Alemanha.

CAROLINA SANTOS CONQUISTA 3º LUGAR
A atleta do SCV Carolina Santos apresentou, uma vez mais, um surf seguro e potente avançando heat após heat com performances sólidas na Miss Costa Nova Cup, que se realizou na passada semana na Praia da Costa Nova, no concelho de Ílhavo. Acabou por ser travada apenas pela ex-campeã nacional Teresa Bonvalot nas meias-finais.

Carolina Santos, além de ter subido ao 3.º lugar do pódio nesta competição especial destinada exclusivamente ao setor feminino que compete habitualmente na Liga MEO Surf e a contar para o ranking nacional, também foi considerada a melhor surfista sub18 em prova o que lhe valeu um wildcard para o Pro Júnior Europeu da WSL, a realizar já no próximo mês de outubro.

O primeiro dia do evento, que teve como principal organizador a Associação de Surf de Aveiro, foi dedicado a um campeonato de qualificação, no qual a vencedora ganhava um wildcard de participação no campeonato nacional feminino open que decorreu nos dois dias seguintes.

A equipa feminina do SCV marcou presença com atletas dos vários escalões de formação, mas a vitória não se concretizou.
(SCV/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.