Campeonato distrital inicia a 03 e 04 de outubro

As competições seniores de futebol (1.ª e 2.ª divisões) tem início no fim de semana de 03 e 04 de outubro, mantendo-se, desta forma, a calendarização inicialmente prevista. A confirmação chegou há dias, através de comunicado da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) enviado aos clubes e à comunicação social.

Naquele documento, a AFVC refere ainda que as competições de formação em futebol e futsal ficam suspensas, até novas orientações da Direção Geral de Saúde (DGS). Por sua vez, as competições seniores de futsal, que se pretendem interdistritais, iniciar-se-ão de acordo com a planificação conjunta entre as associações de Viana do Castelo e de Braga.

A Associação de Futebol de Viana do Castelo anunciou também, através de comunicado, um pacote de medidas de apoio aos clubes distritais, entre elas o apoio financeiro. Será atribuída “uma verba relativa à percentagem de jogos não realizados pelo facto dos campeonatos não se terem concluído. Nesta verba, incluiu-se as despesas dos clubes com a inscrição de atletas e com a inscrição nas provas. Como exemplo, numa prova em que só se tenham disputado 70% dos jogos previstos, o clube receberá 30% das verbas relativas à inscrição na respetiva prova e aos seus atletas. Esta verba totaliza o valor de 33.749,47 euros. As verbas relativas a cada clube serão creditadas na sua conta corrente”, revela fonte da Associação de Futebol.

Está previsto ainda, “em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a distribuição de 30 mil euros, tendo em conta o número de atletas inscritos na época de 2019/2020. 50% deste valor será creditado na conta corrente de cada clube e os restantes 50% amortizados nas despesas a ter com as inscrições durante a época de 2020/21”.

A companhia de seguros “comprometeu-se, após negociação, a um estorno em função da percentagem de jogos/meses sem competição. O valor acordado foi de 20%, totalizando 33.744,02 euros, sendo creditado aos clubes”.

Haverá ainda apoio nos custos de inscrição das atletas de futebol feminino e futsal feminino. Estima-se um valor de 600 euros. E a manutenção no apoio aos custos com as arbitragens em futebol e futsal, masculino e feminino. O valor deste apoio deverá atingir os 30 mil euros.

Com a implementação das bolas oficiais MKA para as épocas 2020/21 e 2021/22, a AFVC continuará a oferecer bolas aos clubes, que serão entregues no ato da inscrição nas provas. O custo desta medida atingirá, previsivelmente, o valor de 19 mil euros.

A AFVC realça também o facto de na época 2019/20, ter atribuído nos custos com arbitragem, nas viagens dos clubes, nos torneios interdistritais de futebol feminino e futsal feminino e na oferta de bolas, uma verba que atingiu o valor de 54 mil euros.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.