Senhor do Cruzeiro e das Necessidades de 23 a 25 de julho

A nossa freguesia celebra a festa em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades de 23 a 25 de julho.

Amanhã, sexta-feira, dia 16 de julho, acontece uma missa e sermão, pelas 20h, dando início à novena do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

No sábado, dia 17 de julho, às 10h30, Eucaristia e primeira comunhão. Pelas 20h, missa solene e sermão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

No domingo, dia 18 de julho, às 11h, missa solene e sermão em honra do Santíssimo Sacramento.

De 19 a 22 de julho, às 20h, missa e sermão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

Sexta-feira, dia 23 de julho, 14h, entrada da cabine sonora da Casa Dias de Santa Leocádia de Geraz do Lima, que transmitirá a música gravada. E pelas 20h, missa e sermão em honra de Nossa Senhora de Fátima, seguindo-se a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora de Fátima em carro ornamentado que percorrerá as principais ruas da freguesia.

No sábado, dia 24 de julho, às 9h, início da transmissão de música gravada pela Casa Dias, de Geraz do Lima, que se prolongará durante o dia. E às 20h, final da novena e sermão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades.

No domingo, dia 25 de julho, às 9h, início da transmissão de música pela Casa Dias. Às 10h30, missa solene campal e sermão em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades que será abrilhantada pelo grupo coral e transmitida pela amplificação sonora da Casa Dias. Pelas 14h30, saída da imagem do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades em procissão de carro ornamentado pelas principais ruas da freguesia.

ESPAÇO CIDADÃO
Foi oficializado na segunda-feira, dia 05 de julho, o protocolo da instalação na sede da Junta de Freguesia de Lanheses, concelho de Viana do Castelo, do ESPAÇO CIDADÃO, validado pelas assinaturas dos presidentes da Câmara Municipal concelhia e da Junta de Freguesia, respetivamente José Maria Costa e Filipe Rocha, estando presentes o vice-presidente da edilidade vianense e o secretário da Junta lanhesense.

O ESPAÇO CIDADÃO é um serviço público de atendimento digital que vai ser desempenhado por um trabalhador especializado a contratar, o qual, “além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permite tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação. Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”.

Nos termos do protocolo, ora assinado, o Município da tutela obriga-se a delegar na Junta de Freguesia as obras necessárias à instalação e apetrechamento do local, comprometendo-se ainda a prestar apoio-técnico financeiro e a fiscalizar a obra.

A nota de Imprensa divulgada pela autarquia confere ao espaço criado o fim de aproximar os cidadãos ao serviço público conferindo-lhe maior comodidade na utilização, proximidade e melhoria de serviço e racionalização nos custos da Administração Pública.

À semelhança do que já se vem fazendo no Espaço Cidadão da União das freguesias de Barroselas e Carvoeiro, o serviço em Lanheses terá balcão único e disponibilizará variados serviços de diferentes entidades “que lhes permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública”.


Este novo serviço público vem de encontro às necessidades mais prementes e úteis da população de Lanheses, há muito tempo reclamado, dado o distanciamento em relação à sede do concelho a que pertence sendo a freguesia mais afastada situada a oriente, facultando-lhe a partir de agora a possibilidade de economizar gastos no tempo e nos encargos em deslocação a que anteriormente era sujeita para tratar situações a que não poderia escusar-se.

“De frisar que a rede de Espaços Cidadão constitui, nos termos do decreto-lei nº 74/2014, de 13 de maio, alterado e republicado pelo decreto-lei nº 105/2017, de 29 de agosto, uma oferta de atendimento complementar à prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo, não visando substitui-los”.

Haja esperança de que esta mais-valia para LANHESES tida como ESPAÇO DO CIDADÃO seja efetivamente real e venha vacinada para que possa abrir aos utentes a tempo e imunizada de qualquer inconveniente pandemia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.