Sociedade de Instrução e Recreio Darquense

Foi fundada em 27 de abril de 1950, mas os Estatutos só foram aprovados pelo Ministério da Educação, em junho de 1954.

A primeira sede foi na Rua 25 de Abril, tendo posteriormente mudado para a Rua Manuel Espregueira, nas duas localizações, em edifícios arrendados.

30 anos decorridos sobre a sua existência – em 25 de abril de 1980 – foi inaugurada a sede própria da Associação, em terreno adquirido para o efeito, em 1957.

Para angariação de fundos destinados à construção do edifício, foi constituída uma “Comissão Pró-Casa Sede” que levou a cabo várias iniciativas, nomeadamente a “campanha do ovo” (quem não tinha ovos contribuía com 10 tostões), concurso “hora certa”, distribuição de autocolantes, venda de rifas, espetáculos de teatro, bailes, janeiras e, também, trabalho voluntário de construção civil.

Ao longo da sua história, a SIRD tem promovido atividades de vária índole, como teatro, desporto, música, dança, atividade física, rituais como serração da velha e queima do Judas, curso de fotografia, tertúlias e oficinas.

Para a história de Darque ficaram como documentos de maior relevância publicados, o vídeo “Darque na sua memória” e os livros “DARQUE: Memórias e Gentes, 3 Perspetivas”, “O Centro Histórico de Darque”, e “Território, Identidade, Memória e Cultura”.

Nos últimos anos, o teatro, que anos atrás atingiu grande projeção a nível distrital, não tem constado da programação cultural da coletividade.

A SIRD foi declarada Instituição de Utilidade Pública pelo Governo, em 18 de novembro de 1990, e reconhecida como Instituição de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Junta de Freguesia de Darque.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.