“Talha” apresentado num dos monumentos representativos

O livro “Talha” foi apresentado, ao final da tarde de 25 de janeiro, na igreja da Misericórdia. Da autoria de Francisco Carneiro Fernandes, o roteiro apresenta quatro percursos no concelho de Viana do Castelo.

“Este livro foi possível com a ajuda de muitas pessoas e fruto do meu empenho desinteressado”, referia o autor. Francisco Carneiro Fernandes explicava também que o livro “é a concretização de um projeto de dois anos e meio” e surge “na sequência de um livro de bolso de 72 páginas”. O “Talha” tem 208 páginas e é bilingue.

O autor apelava a um conhecimento do património para a preservação. “Este património deve ser conhecido por todos para se conseguir preservar. Apelo a que conheçamos e saibamos providenciar para a sua permanente preservação e saibamos evitar a perda deste património”, manifestava Francisco Carneiro Fernandes.

“É um livro que pretende ser um levantamento exaustivo do que podemos encontrar e tem um objetivo muito didático”, salientava a vereadora da Cultural. Maria José Guerreiro manifestava também a vontade em revelar “uma das características fundamentais da nossa arquitetura”.

José Maria Costa dizia que “Viana pode orgulhar-se de ter um património fabuloso”. O autarca vianense dava conta do aumento dos números do turismo cultural. “O turismo cultural tem ganho um grande protagonismo e é importante que quem nos visita possa ter estes apoios para mostrar o que há de valioso”.

QUATRO PERCURSOS
O P1 é o percurso do centro histórico de Santa Maria Maior, Monserrate e envolvente urbana, incluindo a área de crescimento para além do caminho de ferro: Carmo, Carmelitas e a própria instância de Santa Luzia.

O P2 abrange a orla marítima a norte de Viana, Foz do Lima: Areosa, Carreço e Afife.

Já o P3 incluí a Ribeira Lima pelo norte: Meadela, Santa Marta de Portuzelo e restantes freguesias até Lanheses, as caldas da Serra D’Arga, São Loureço da Montaria, Amonde e Freixieiro de Soutelo, passando em Outeiro com término em Perre.

O P4 corresponde a todas freguesias da margem sul: Darque, Anha, Chafé, São Romão do Neiva e Castelo do Neiva, retorna a norte por Mazarefes, Vila Fria, Alvarães, Vila de Punhe, Barroselas e Carvoeiro e, a nordeste, por Mujães, Deocriste, Portela de Susa, Geraz do Lima, Deão, Subportela e Vila Franca.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.