Títulos honoríficos para 26 cidadãos e instituições

A Sessão Solene Comemorativa do 176.º aniversário de elevação de Viana do Castelo a Cidade está prevista para o próximo sábado, dia 20, pelas 11h. no Teatro Municipal Sá de Miranda.

 Esta inclui a atribuição de títulos honoríficos de Cidadão de Honra, Cidadão Honorário, Cidadão de Mérito, Instituição de Mérito e Empresa de Mérito, galardões que prestam homenagem às personalidades, às instituições e empresas que, nas mais diversas áreas, se “destacam pelos notáveis serviços prestados a Viana do Castelo, ao país e ao mundo através do seu trabalho, da sua arte ou da sua dedicação.”

Pelos membros do Executivo Municipal, após reunião à porta fechada, foi apresentada de atribuição, dos seguintes títulos honoríficos.

Cidadão de Honra: monsenhor José Maria Reis Ribeiro (a título póstumo), Adriano Magalhães, Luís Gonzaga e António da Silva Parente.

Cidadão Honorário: Eduardo Mendes Ferrão

Cidadão de Mérito: Conceição Mesquita Ribeiro e António Araújo de Sousa (a título póstumo), Manuel Cantamba Araújo, Nelson Freitas, Matias de Barros (a título póstumo), João Chavarria, Luciano Moure (a título póstumo), Rogério Gonçalves, Eva Viana da Silva (a título póstumo) e monsenhor Sebastião Ferreira.

Instituições de Mérito: Assembleia Vianense, Associação de Futebol de Viana do Castelo, Hinoportuna, AAAETVC, Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de V. N. Anha e Escola Superior de Saúde.

Empresas de Mérito: Café das Neves, Casa Salgado, Mármores Longarito, Hotel do Parque e Luís Modas.

Lembremos  que foi a 20 de janeiro de 1848 que D. Maria II promoveu a  cidade a Vila de Viana da Foz do Lima, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da coragem e lealdade da guarnição do Castelo de Santiago da Barra.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.