Tradição da Páscoa voltou

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia e do ano 2022 ter sido ainda realizado sob o signo da pandemia, em 2023 tudo retomou a tradição do que era inicialmente , apenas com diferença de não ser recomendado o tradicional beijo na Cruz do Ressuscitado, que assim foi substituído por uma inclinação perante a Cruz Pascal. 

Depois da realização da Procissão de Ramos, as cerimónias da Semana Santa tiveram lugar na Quinta-feira Santa, com as cerimónias próprias desse dia, em que se incluiu o tradicional lava-pés, em que o nosso pároco Monsenhor Manuel Azevedo Vilar, a exemplo de Jesus, lavou os pés a 12 jovens da paróquia, (Escuteiros, Guias, Vicentinos Jovens e jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude).

Na Sexta-feira Santa, as cerimónias tiveram como sempre o ponto central na cerimónia da Adoração da Cruz, símbolo maior da paixão de Cristo. 

Vigília Pascal em Sábado Aleluia

A Vigília Pascal é o ponto alto da Páscoa da Ressurreição do Senhor, na nossa Paróquia a Vigília Pascal, teve início às 21 horas, com o acender e Bênção do “Lume Novo” no adro da igreja paroquial, a que se seguiram todas as celebrações próprias da Vigília Pascal. De referir a presença nestas cerimónias de muitos jovens particularmente aqueles que iam participar em domingo e segunda-feira de Páscoa na visita Pascal. Também o Coral Juvenil marcou presença e colaborou com a Coro Paroquial. O Precónio Pascal foi cantado por um jovem do Grupo Rosa dos Ventos, que fará parte do coro de 200 jovens que atuará na Jornada Mundial da Juventude, em agosto.

Compasso Pascal

A Visita Pascal, como é habitual, decorreu no domingo e segunda-feira de Páscoa e percorreu todas as ruas da freguesia que se fez cidade, mas que mantém viva esta tradição da visita do Ressuscitado de casa em casa, que na Meadela é feita apenas por grupos de leigos iniciada há 40 anos. 

De salientar que este ano os jovens marcaram presença na visita pascal, constituindo entre cinco e sete grupos, de cada saída, com outras tantas Cruzes, com uma média de sete leigos por grupo. 

De referir que o pároco acompanha as Cruzes nos dois dias de Páscoa, mas não entra em nenhuma casa, apenas o faz na visita à Junta de Freguesia, pelas 12horas de domingo de Páscoa.

Como já é tradição em segunda-feira de Páscoa, dia de visita Pascal e entre nós, ao fim da tarde, muita gente se dirigiu para o adro da igreja paroquial para receber as Cruzes e assistir ao encerramento da Páscoa 2023 na nossa paróquia. 

Terminada a Visita Pascal, pelas 19 horas, no lugar da Cova, foi organizado o cortejo. As Cruzes perfiladas em frente à igreja, os clarins da Fanfarra dos Escuteiros, saudaram as Cruzes, seguindo-se vários cânticos.

Terminou com uma Eucaristia de Ação de Graças, em que o Monsenhor Vilar, pelo esforço de dois dias de caminhada pelas ruas da freguesia, manifestou estar cansado, mas feliz.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.