Trigésimo aniversário da Associação Cultural e Recreativa de Cardielos

Foi no dia 09 de novembro de 1988, que um grupo de amigos resolveu fundar a Associação Cultural e Recreativa de Cardielos, com o intuito de ultrapassar o imobilismo que, muitas das vezes, nos torna espetadores passivos da vida. Tinha como objetivo incentivar os seus conterrâneos à prática de diversas atividades culturais e recreativas, contribuindo para a solidariedade e encontro de várias gerações, ocupando duma forma sadia os seus tempos livres e enriquecendo-os culturalmente.

O sonho de há 30 anos foi-se tornando assim, a pulso, uma realidade evidente. Mesmo com poucos apoios, as atividades ao logo destes anos foram surgindo, tais como, equipa de futebol ligada ao Inatel; grupo de teatro; grupos de cantares “Lírios do Campo” e Cantares Silvestres”; desfolhadas; comemoração do S. João, classes de ginástica infantil e de adultos femininos e masculina; escola de música, a escolinha de futebol de iniciados; “cantinho de leitura e de estudo” de apoio às crianças, após as atividades letivas; sessões temáticas com oradores especialistas nos temas tratados; passeios culturais; vários torneios de futebol, malha, sueca; concurso de fotografia e de acordeão, a nível nacional. Vários intercâmbios com associações estrangeiras que permitiram que vários jovens de Cardielos tivessem a oportunidade de visitar outros países e entrar em contacto com outras gentes e outras culturas, o mesmo acontecendo com os jovens estrangeiros, entre outras.

Todo este trabalho tem sido possível graças à dedicação e empenho das diferentes direções e outros corpos sociais de muitos associados que prestam a sua melhor colaboração para o cumprimento das ações programadas e a persecução dos objetivos da associação.

Por todo o seu passado, a Associação não podia deixar de assinalar a data do seu aniversário e foi num bom ambiente de confraternização e de boa disposição que decorreu a comemoração do 30º aniversário, no dia 11 de novembro, na Quinta do Carvalho, em Santa Marta de Portuzelo.
O programa foi iniciado, no sábado, na missa vespertina, celebrada na igreja paroquial de Cardielos, em honra dos sócios falecidos.

No domingo de manhã, a direção recebeu, na sua sede, o presidente do Instituto Lusófono de Pontault-Combault, Mário Castilho e o presidente da Associação Cultural e Social de Pontault-Combault, Cipriano Rodrigues, que se deslocaram propositadamente a Portugal para participar no trigésimo aniversário da ACRC.

Por volta do meio dia, o ponto de encontro foi na Quinta do Carvalho, em Santa Marta do Portuzelo, para o almoço comemorativo servido a cerca de duas centenas de pessoas, entre as quais se contavam, como convidados, para além da delegação francesa, o Pároco da freguesia, o presidente da Casa do Povo de Cardielos, o presidente da Assembleia da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e a tesoureira da mesma.

A animação, durante a tarde, coube ao grupo do Canário e ao grupo de concertinas da associação.
Como era o dia de São Martinho, e como manda a tradição, não faltaram as castanhas assadas.

Antes de se cantar os parabéns aos trinta anos de vida desta coletividade fizeram-se os discursos de circunstância e foi entregue às entidades presentes e aos ex-presidentes da Associação uma lembrança comemorativa. Foram também entregues medalhas aos sócios com 25 e 30 anos de associados.

Esta associação teve sempre, desde a sua fundação, a preocupação de assumir, dentro do seu espaço, uma atitude de respeito em relação a outros organismos ou instituições da freguesia. Apraz-nos registar a postura dos elementos das diferentes direções, pela sua disponibilidade em colaborar com as instituições da comunidade, sem qualquer tipo de rivalidade ou clubismo, sem pretensões de fazer carreira ou de autopromoção, mas apenas com a intenção de contribuir para o bem-estar das gentes de Cardielos. Bem Hajam!

Falecimentos de conterrâneos

Faleceu, no dia 16 de novembro, a senhora Maria Martins Parente, do lugar de Outeiros, com 86 anos de idade.
À família enlutada, os nossos sentidos pêsames.

Pagamento de assinatura

Efetuou o pagamento da assinatura do A Aurora do Lima, por nosso intermédio, o senhor António Alves Martins, residente no lugar da Breia, em Cardielos.
Em nome da administração o nosso agradecimento.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.