A Entidade de Turismo do Porto e Norte (ETPN) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo prestaram homenagem a Francisco Sampaio durante a cerimónia, o Centro de Congressos situado no Castelo Santiago da Barra passou a assumir a designação Centro de Congressos Francisco Sampaio, num momento que contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
O presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, indicou que Francisco Sampaio foi, durante a vida ativa, “uma referência como investigador, como homem da cultura, como amigo e como alguém que esteve sempre irrequieto no seu tempo”.
O edil vianense considerou que apresentava “uma capacidade de relacionamento que chegava além-fronteiras, destacando-se de forma muito particular a relação que tinha com a vizinha Galiza”. Por isso, José Maria Costa reconheceu que Francisco Sampaio foi “um missionário ao serviço de uma região”.
O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, considerou que “os inúmeros contributos” de Francisco Sampaio para a promoção e para o desenvolvimento do Alto Minho justificam “em pleno” todas as homenagens que possam ser promovidas ao Senhor Turismo.
“Ter dado o melhor de si e servir hoje como referência para todos aqueles que trabalham e querem trabalhar neste setor do Turismo justifica o facto de o Centro de Congressos honrosamente passar a chamar-se Centro de Congressos Francisco Sampaio”, frisou.
Já o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, recordou o homem “histórico, festivo, sempre atento aos pormenores nos cortejos”, com um passado e uma obra “muito ligados à criação do destino turístico Alto Minho”.
Francisco José Torres Sampaio nasceu em Santa Maria Maior, Barcelos, a 07 de junho de 1937, e residiu em Afife, durante a infância e juventude. É licenciado em Ciências Históricas pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto, e tem uma Pós-Graduação em Programa de Direção de Empresas.
Após ter sido presidente da Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora de 1973 a 1979, e já antevendo a importância do Destino Turístico Alto Minho, participou no processo de constituição da Região de Turismo do Alto Minho, onde foi presidente entre 1980 e 2009.