O Governo vai investir um milhão de euros para promover o Caminho Português da Costa, que foi certificado há um mês. Uma comitiva, encabeçada pelo turismo do Porto e Norte de Portugal, visitou alguns dos pontos emblemáticos do traçado. Em Viana do Castelo estiveram na igreja de Castelo do Neiva.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) falava dos “principais atrativos da região”. Luís Pedro Martins acreditava que há diferentes motivações para os peregrinos escolherem fazer o Caminho da Costa, desde logo “religiosas, gastronomia e património”.
A diretora do turismo da Galiza, Nava Castro enaltecia a união entre os dois países e defende que “mais do que transmitir cultura, o caminho recebe cultura de muitos povos do mundo”.
O Caminho Português da Costa inicia no Porto e atravessa os concelhos de Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. No total, em território português, são 138 quilómetros de extensão.
Este é o terceiro caminho a ser certificado, depois do Caminho Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia, e do Caminho Central Português, que sai da Sé de Lisboa e passa por Tomar, Coimbra até entrar no Porto e seguir depois para a região Norte.