No âmbito do projeto “Saúde Mais Próxima”, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Centro Humanitário do Alto Minho (CHAM) da Cruz Vermelha Portuguesa deslocou-se, uma vez mais, à nossa freguesia na segunda-feira, 19 de julho.
Este projeto, fruto de uma parceria entre o CHAM e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirma-se desde o seu início a 17 de dezembro de 2020, pela prestação de cuidados de saúde primários à população do Concelho de Viana do Castelo.
Com o objetivo de estar junto da população mais vulnerável, a UMS tem vindo a deslocar-se quatro dias por semana às freguesias que apresentam maiores limitações no acesso à saúde, quer por questões de isolamento geográfico, quer pela ausência de Centro de Saúde, ou Extensão de Saúde, ou outros cuidados de saúde na freguesia. Brevemente, irá estender a prestação de cuidados de saúde à totalidade das freguesias do Concelho, nos cinco dias úteis semanais.
Face à pandemia de Covid-19, a UMS do projeto “Saúde Mais Próxima” tem tido também um papel fundamental no concelho de Viana do Castelo, realizando brigadas de testagem à Covid-19, devidamente programadas, para além de realizar Testes Antigénio de Leitura Rápida (TRAg), em três postos fixos semanais. (Mais informação em: https://testescovidcvp.pt/)
A presença periódica da Unidade Móvel de Saúde em Mazarefes (e restantes freguesias abrangidas) possibilita a realização da avaliação da Tensão Arterial, avaliação de Glicemia Capilar (Diabetes), avaliação da Oxigenação Sanguínea, avaliação de Pulso, avaliação da Frequência Respiratória, avaliação do Peso, Altura e IMC, a administração de Injetáveis e o tratamento de feridas. Por outro lado, a deslocação de um enfermeiro ao seio da comunidade, proporciona o acesso a consulta de enfermagem – Análise do estado de saúde; Esclarecimento de dúvidas sobre o estado de saúde; Encaminhamento para outras valências (Médico de Família, Psicologia, Assistência Social, Fisioterapia, entre outras). Mediante agendamento, os referidos cuidados podem realizar-se no domicílio, caso a deslocação à UMS não seja viável.
Genericamente, a intervenção da equipa de saúde da UMS atenta combater o isolamento psicossocial, pois depara-se com cidadãos que relatam necessidades de apoio emocional, precisam de “conversar um pouco”, em virtude de um maior isolamento provocado pela pandemia.
A primeira visita da UMS a Mazarefes realizou-se a 21 de janeiro de 2021 e, atualmente a nossa freguesia é visitada de três em três semanas, das 9h às 12h, no recinto da ASCD da Casa do Povo de Mazarefes. Verifica-se um aumento progressivo da procura da unidade e as situações registadas são diversas, como, por exemplo, por algum estado de saúde que esteja a agravar-se no momento (e a análise e encaminhamento por parte do enfermeiro faz a diferença), para interpretação de análises clínicas que as pessoas fizeram e ainda não tiveram oportunidade de mostrar ao médico de família, para realização de pensos, ou para esclarecimento de dúvidas, evidenciando a importância da consulta de enfermagem.
À semelhança das congéneres, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Mazarefes e Vila Fria, tem colaborado na divulgação da atividade da UMS, sendo o “Saúde Mais Próxima” um projeto em crescimento que conta com total apoio da Câmara Municipal e ajuda das Juntas de Freguesia do concelho.