Viana do Castelo recebe, amanhã, dia 19 de setembro, cerca de 140 participantes dos cinco continentes para uma sessão de apresentação de boas práticas, no âmbito da 14ª edição do LEED Forum, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O objetivo da sessão será partilhar projetos, iniciativas de empreendedorismo e a aposta em empregos mais qualificados e tecnológicos, já que Viana do Castelo se assume, cada vez mais, como território de conhecimento e acolhe eventos e tecnologia de ponta.
Pelas 15h00, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo vai abrir as sessões de trabalho, na Biblioteca Municipal. As duas sessões vão contar com a presença de diversas empresas locais, como a Aceleradora Tecnológica de Viana do Castelo, BorgWarner, Xpant IT, Aromáticas Vivas, Dínamo 10 e hotel Feel Viana.
A sessão vai debater as indústrias de transição regional e as ideias de negócio inovadoras, numa iniciativa que juntará responsáveis locais, nacionais e internacionais para debater com empresários e inovadores sociais quais as exigências dos postos de trabalho do futuro.
De acordo com a OCDE, estima-se que em 2019 a instalação mundial de 1,4 milhões de robots industriais contribuirá muito significativamente para a transformação tecnológica das empresas, o que trará repercussões a médio prazo na economia local. Esta estimativa deverá animar o debate e contribuir para antecipar uma maior harmonia entre a formação e a preparação dos trabalhadores face às novas oportunidades laborais.
Lançado em 2004 pela OCDE, o Local Economic and Employment Development (LEED) Forum promove anualmente o encontro entre decisores políticos, autoridades locais, agências de emprego, empresários e ONGs com objetivos de promoção da empregabilidade.