Viana evoca centenário do Armistício

Decorreram no passado domingo, dia 11 de novembro, também em Viana do Castelo, as cerimónias evocativas do Centenário do Armistício.

Esta evocação, levada a cabo pelo Núcleo de Viana do Castelo da Liga dos Combatentes e com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Viana, foi o culminar de um conjunto de eventos iniciados em 2014. Estes pretenderam homenagear e perpetuar a memória dos soldados portugueses caídos em combate durante a Grande Guerra.

Estas cerimónias revestiram-se de particular importância, quer pela efeméride em si, quer também pelo facto de muitos vianenses terem integrado a já famosa Brigada do Minho que se notabilizou em La Lys. Foi, portanto, a homenagem da cidade à memória e ao sacrifício destes nossos conterrâneos.

Por iniciativa da Câmara de Viana do Castelo, pelas 10h30, foi descerrada uma placa evocativa ao cimo da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, seguindo-se as cerimónias militares que decorreram no Largo 9 de Abril, com a presença do presidente da Câmara, José Maria Costa, e do comandante da Escola dos Serviços, na Póvoa do Varzim. As honras protocolares foram prestadas por uma secção de militares desta Escola dos Serviços.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo evocou o centenário, agradecendo em nome do município a todos aqueles que lutaram nas guerras, elogiando o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Núcleo para que a memória permaneça para as gerações mais novas. Já o representante da Liga dos Combatentes da Grande Guerra fez uma explanação sobre a importância das cerimónias e agradeceu o apoio do município nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Viana do Castelo.

Durante as cerimónias foi ainda feita uma evocação dos mortos em combate pelo padre Ricardo Barbosa, capelão do Regimento de Cavalaria nº 6.

Seguiu-se o tradicional almoço de confraternização que assinala o aniversário da Liga e do Núcleo de Viana.
À tarde, pelas 16h00 e por iniciativa da Câmara e do Núcleo, foi inaugurada, no Museu de Artes Decorativas, a exposição “Coleccionar em tempo de Guerra” – a que se seguiu uma conferência intitulada “O contributo dos Portugueses nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial (1917-19)”, proferida pela professora Isabel Pestana Marques, mestre em História dos Séculos XIX e XX e membro do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.