Está a decorrer uma petição nacional para classificar o espólio de Adriano Correia de Oliveira (1942 – 1982) como Obra de Interesse Nacional. O apelo para subscrever foi feito nas comemorações do seu 80.º aniversário em Viana do Castelo, durante a apresentação de dois novos livros sobre aquele músico português, intérprete da canção de Coimbra e cantor de intervenção. Estes foram editados pelo Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, de Avintes, terra natal.
Neste momento, a petição que deverá ser levada a debate na Assembleia da República – já ultrapassa as três mil assinaturas. Nela se observa que o músico nos deixou “uma obra vasta, sendo uma das mais bonitas, ricas e representativas da música popular feita no século XX no nosso país”.
“O Adriano cantou Abril como poucos e deixou um legado como ninguém. É uma obra que se estende no território nacional e com dimensão internacional, que não tem a projeção devida e que lhe devia ser dada, principalmente pelo país que o viu nascer”, observam os peticionários.
A apresentação da banda desenhada O Perigoso Pacifista, de Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas e o livro de depoimentos Adriano, Um Canto em Forma de Abril – 80 Anos esteve a cargo de Jorge Sarabando, publicista, escritor e autarca. O ato decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Já ao final da tarde do último domingo, foi a vez de “Recordar Adriano” com um espetáculo no Teatro Sá de Miranda. Com a plateia cheia, durante mais de hora e meia foram recordadas as músicas e as letras das canções do homenageado.
As músicas foram interpretadas por Dario, grupo Toadas do Lima e João Teixeira (natural da transmontana Cortiços, onde funcionou uma unidade coletiva de produção agrícola que Adriano visitou e cantou).
Também foi declamada poesia pelas Vozes da Tribo (Armanda Santos, João Bartolomeu, José Escaleira, José Filgueiras, José Matos e Marisa Cambão) e passado o documentário sobre Adriano produzido pelo Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira.