Em fevereiro e março, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove as Jornadas Viana Práxis, com a programação a incluir um ciclo de webinares e um seminário para analisar diversos temas relacionados com a reabilitação do espaço público e o desenvolvimento urbano sustentável.
Em alternativa à primeira edição do Viana Práxis – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo, realizado em 2021, que reconheceu boas práticas na reabilitação do edificado por parte da iniciativa privada, a nova edição do Viana Práxis materializa-se – refere autarquia – em 2022 numas jornadas, com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e a participação pública sobre a reabilitação do espaço público.
As especificidades do centro histórico e do espaço periurbano e a correlação entre ambos serão o mote para debater temas como o (re)desenho do espaço público, a mobilidade, as dinâmicas de organização urbana e utilização de espaços coletivos, questionando qual a sua influência para a sustentabilidade e qualidade de vida, e quais os contributos da tecnologia, da inovação e da ciência para os desafios do desenvolvimento urbano.
A iniciativa inclui a realização de três webinares transmitidos em direto na página do Facebook da autarquia municipal. O primeiro foi ontem e os próximos decorrerão a 16 e 23 de fevereiro, entre as 17h30 e as 19h, e conta com a presença de especialistas nestas áreas. A moderação fica a cargo de Daniel Miranda, consultor e membro-fundador da Associação Portuguesa Para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), que faz a relação entre os vários temas analisados pelos oradores convidados – Paula Teles, docente e consultora autárquica em dezenas de municípios; Pedro Homem de Gouveia, coordenador do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa e da Rede de Cidades e Regiões Europeias dedicada à Mobilidade Inovadora e Sustentável (POLIS); e Avelino Oliveira, consultor e docente de arquitetura e das áreas de urbanismo.
As jornadas Viana Práxis culminam com um seminário em formato presencial, no dia 02 de março, entre as 9h30 e as 17h30, no auditório Lima de Carvalho, em Viana do Castelo, no qual serão apresentadas diversas perspetivas multidisciplinares de investigações da Universidade do Minho, Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e diversos pontos de vista de outros especialistas.