É já entre esta sexta-feira e domingo, dias 21 a 23, que decorre, em Viana do Castelo, o Festival de Teatro Amador PLATTA. Este junta três grupos, oriundos de Castela e Leão (Zamora), Galiza (Vigo) e Alto Minho (Viana do Castelo).
A organização é do PLATTA – Plataforma Transfronteiriça de Teatro Amador, constituída pelo FEGATEA – Federación Galega de Teatro Afeccionado, pela Erregueté – Revista Galega de Teatro, pela Federación de Grupos Aficionados de Teatro Castela e Leão e pela TEIA – Teatro Em Iniciativa Associativa.
Esta última é a rede cultural dinamizada pelo Projeto Comunidades do Teatro do Noroeste – CDV composta por 23 entidades culturais vianenses, algumas das quais dedicadas ao teatro amador. Na sua adesão à PLATTA, registadaChello Pampillón (Atrezo Teatro, Vigo), Elisabete Pinto e Ricardo Simões (Teatro do Noroeste) na apresentação do certameem finais de 2017, ficou assente a sua presença, anualmente, em três encontros. Neste momento, já acontecerem iniciativas em Castela e Leão (perto de Salamanca) e Lalín (na Galiza).
Agora, a partir do Teatro Sá de Miranda, acontece este festival. Amanhã, dia 21, às 21h30, no Café Concerto do Teatro, o grupo Atrezo Teatro, de Vigo, apresenta a comédia “Chicago Killers”, com texto de Jessica Roade e encenação de Chelo Pampillón.
No sábado, também às 21h30, na Sala Principal, é a vez do grupo castelhano Fénix Teatro, de Zamora, apresentar outra comedia, “Mamaá!!!”, de Jordi Sánchez e Pep Antón Gomez, com encenação de Rafael Gonzalez.
Já no domingo, às 11h00, no Café Concerto, são apresentadas três leituras encenadas da obra “Fíos”, de Ernesto Is, nos idiomas galego, castelhano e português. Lidas por atores de grupos de região diferente da do idioma. Às 17h00, na Sala Principal, o Teatro Amador de Lanheses, apresenta “A Farsa do Mestre Patelino”, com encenação de Carla Magalhães. Além disso, haverá um programa em que os membros dos grupos e o seu staff, cerca de meia centena, efetuarão um périplo pelo concelho de Viana do Castelo. A entrada é livre.