Violência doméstica leva a ação para jovens e idosos

Este ano, a 25 de novembro, celebrou-se o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em Portugal, de acordo com o Observatório de Mulheres Assassinadas  (OMA, 2023), já foram reportados 25 casos de mulheres assassinadas, sendo que 15 delas foram vítimas de femicídios em relações de intimidade.

Perante essa realidade, Edite Costa, estagiária do Curso de Educação Social e Gerontológica, do 3.º ano, da Escola Superior de Educação IPVC, decidiu realizar uma pequena campanha de sensibilização voltada para os seniores das instituições de Viana do Castelo. Pretendeu dar voz a esse grupo, entendendo que eles podem desempenhar um papel fundamental na sensibilização dos mais jovens e da sociedade como um todo.

Colaboraram idosos residentes em três estruturas: Congregação da Nossa Senhora da Caridade, Lar de S. Tiago da Santa Casa da Misericórdia e o Centro de Convivio da Areosa, em Viana do Castelo. “Juntos, produziram mensagens e cartazes impactantes, que visam conscientizar e promover mudanças em relação a esses temas tão urgentes”, refere a mentora da iniciativa.

Edite Costa assinala que a iniciativa não promoveu apenas a reflexão e sensibilização dos mais jovens, mas também possibilitou que os seniores se sentissem fortalecidos e capazes de fazer a diferença, mesmo na terceira idade.   

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.