No próximo sábado, dia 16, realiza-se a visita “André Soares em Viana do Castelo”, guiada por Eduardo Pires de Oliveira. O ponto de encontro é na igreja de Nossa Senhora da Agonia (Viana do Castelo), pelas 14h30. A iniciativa é organizada pelo Centro de Estudos Regionais (CER).
No decurso da visita “André Soares em Viana do Castelo” serão observados e analisados os principais contributos deixados pelo arquiteto setecentista na cidade, nomeadamente os retábulos da nave e capela-mor da Igreja de Nossa Senhora da Agonia, o majestoso retábulo da capela de Nossa Senhora do Rosário na Igreja de São Domingos e o singular retábulo da Capela da Casa da Praça (Capela das Malheiras). A visita será conduzida pelo investigador de História da Arte, Eduardo Pires de Oliveira, culminando com a apresentação do livro com o mesmo título que se debruça sobre o legado deixado por André Soares (1720-1769) no espaço urbano vianense, a decorrer na Capela das Malheiras, pelas 17h.
André Soares foi, fundamentalmente, um criador de obras de arquitetura e talha. O seu trabalho encontra-se disperso pelo norte de Portugal, sobressaindo a cidade de Braga, onde nasceu. Viana do Castelo detém uma relevante herança artística produzida por este vulto do rococó português, representada nos três importantes templos que serão visitados.
A participação na visita é gratuita, mas sujeita a inscrição. Esta realiza-se na sede do CER, no horário de expediente, ou através do endereço eletrónico [email protected], até ao dia 14 de setembro (quinta-feira).
A visita conta com a colaboração da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate e dos proprietários da Casa das Malheiras.