Voto de pesar pela morte de D. Anacleto Oliveira

No passado dia 29 de setembro, a Assembleia de Freguesia de Carreço reunida em sessão ordinária, por proposta da LIC Lista Independente de Carreço, aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte acidental do Bispo de Viana do Castelo D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, o qual se transcreve na íntegra.

“(…)VOTO DE PESAR
A Lista Independente por Carreço tomou a liberdade de apresentar à digníssima Assembleia de freguesia o seguinte voto de pesar, de forma a ser apreciado e votado.
A inesperada notícia do falecimento do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, vítima de acidente rodoviário no passado dia 18 de setembro de 2020, deixou um profundo sentimento de consternação em toda a população do Alto Minho.

Perante tão doloroso acontecimento, e considerando os elevados serviços humanos e espirituais que este digníssimo prelado prestou ao longo de 10 anos ao povo da sua Diocese, a Lista Independente por Carreço propõe: a aprovação de um voto de pesar pelo falecimento do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, o qual será oportunamente endereçado à sua família, manifestando as mais sinceras condolências pelo triste acontecimento”.

Saliente-se que o documento foi subscrito por todos os membros da Assembleia de Freguesia e consequentemente o voto de pesar mereceu aprovação unânime.

1.ª ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL
E INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE
Da ordem de trabalhos da mesma assembleia constava a informação do presidente da Junta, o qual além da comunicação escrita da atividade normal da Junta, dada em tempo aos elementos da assembleia, eu a conhecer de viva voz o seguinte: sobre a construção do viaduto das Cachadas informou que o processo está a desenvolver-se a bom ritmo. Os proprietários afetados que não aceitaram as condições ou não responderam às notificações serão agora expropriados, de forma litigiosa.

Tiveram início as obras de reestruturação da rua da Cambadela, no lugar de Carreço. Obras que a Junta de Freguesia sempre defendeu como sendo as primeiras a realizar em arruamentos, logo que houvesse disponibilidade económica. É de louvar porque assim aconteceu.

Uma das informações agradáveis no tempo presente, foi a do aumento verificado no número de alunos na escola EB1 de Montedor/Carreço, presentemente com a frequência de 97 alunos.

Foi referenciada a limpeza efetuada no Monte da Gandra, isto é, o corte das árvores infestantes. Questionada a autarquia se vamos no futuro voltar a ver a Gandra coberta novamente de austrálias, a resposta foi clara; “(…) durante cinco anos esta ação de limpeza vai ser acompanhada”.

Outro ponto de grande interesse para os carrecenses, é a abertura do Posto Médico. A informação da junta refere que “(…) a ULSAM garante não fechar o Posto Médico”, bem pelo contrário, prevê a realização de obras de melhorias e criação de novas valências, a realizar antes da abertura.

Por último, a informação de uma queixa referente ao ano de 2010 contra a Junta de Freguesia por ter depositado no seu lote em pousadouros, aterro proveniente do passeio da Avenida de Nossa Senhora da Graça, aquando da obra do Centro Social. A Junta depois de ter reclamado da condenação monetária de que tinha sido alvo, soube agora que a mesma foi convertida em admoestação.

Da ordem de trabalhos também fazia parte a primeira alteração orçamental que foi aprovada por maioria.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.