84º aniversário do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela

O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela comemorou nos dias 26 e 27 de maio, o 84º aniversário, com um programa de que constou: no dia 26, o espetáculo «Pormenores de Sonho côr e Linho», realizado no Salão Paroquial de Meadela, todo ele idealizado e apresentado pelos elementos do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, girando à volta das tradições culturais e da cultura e amanho do linho, a que não faltou o velhíssimo mas funcional tear em que a Rosa Rodrigues Correia, elemento do G.F.L.M., tecia uma peça de linho, com que depois eram confecionadas várias peças de vestuário do Grupo, cujas bordadeiras em palco exemplificavam essa tarefa manual de grande minúcia e saber. Atualmente, as bordadeiras já escasseiam.
O espetáculo contou também com as danças e cantares da Escola de Folclore do Grupo G.F.L.M., que além das danças, os mais pequenos presentearam a vasta assistência com a demonstração das brincadeiras da escola de outros tempos.
O filme Meadela Rural, da década de 60, foi projetado em vídeo, onde foi destacada a sementeira e a cultura do linho, enquanto em palco decorriam as várias fases da preparação do linho, fazendo reviver uma Meadela que o crescente urbanismo, especialmente incrementado a partir da década de 80 e a posterior integração na cidade, fez desaparecer em grande parte.
Refira-se que cada número desenvolvido e realizado em palco pelos elementos do G.F.L.M. foram muito aplaudidos pela vasta assistência, que em muitos casos se reviram na reposição destas tradições, que a Meadela persiste em manter, ainda que muitas apenas para memória futura.
No dia 27 domingo pelas 10h30 foi celebrada uma «Eucaristia de ação de Graças» na igreja Paroquial em que foi celebrante o nosso Pároco Reverendo Monsenhor Vilar e a Eucaristia foi animada musical e coralmente pelo Grupo aniversariante, sob a orientação da professora de música Manuela Marques.
Na homilia Monsenhor Vilar, depois de dar parabéns ao Grupo aniversariante pelos seus 84 anos de existência, realçou a alegria contagiante, sempre espalhada nos rostos dos seus elementos, sempre que estão em palco e que a todos transmite alegria.
Disse da sua alegria em constatar que os componentes do Grupo continuam a viver fielmente os valores da sua fé e por isso em cada ano, agradecendo a Deusmais um ano de existência.
A terminar o Monsenhor Vilar, apelou para que continuem a espalhar essa alegria, através das suas danças e cantares e da beleza dos seus trajes por Portugal fora e pelo mundo, pois assim serão também transmissores dos valores cristãos em que “acreditais e que vos trouxe aqui”.
Finda a celebração todo o grupo foi em «Romagem ao Cemitério», para homenagear os elementos do Grupo já falecidos, em que se integrou o Pároco Monsenhor Manuel Vilar, a Dr.ª Rosa Figueiredo, vogal da União de Freguesias, em representação da mesma, que também participou na celebração da Eucaristia atrás referida.
No cemitério, o Monsenhor Vilar fez uma pequena cerimónia religiosa em sufrágio pelos elementos do grupo que já partiram, sendo no final colocadas coroas de flores no túmulo aos mortos, no túmulo geral do cemitério e na campa de dois elementos do Grupo que faleceram mais recentemente.
Findas as cerimónias, realizou-se um almoço convívio na “Quinta da Presa”, com a presença todo o Grupo, antigos elementos, familiares e convidados.
Ao Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, na pessoa do seu diretor António Fernandes, deixamos os nossos parabéns por mais um aniversário.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.