Amanhã, dia 17, às 21h, no Auditório da Casa da Terra, no Passeio 25 de Abril (antiga Cadeia das Mulheres), em Ponte de Lima, decorrerá a 3ª edição da Tertúlia “Reais Conversas com…”.
Armando Malheiro da Silva, Nuno Resende e Pedro Villas-Boas Tavares, professores da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, irão debruçar-se sobre o tema “Monarquia do Norte 100 anos…”.
De acordo com a organização, a Real Associação de Viana do Castelo, confirmaram já a presença alguns dos atuais deputados da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.
Foi a 19 de janeiro de 1919, no Monte Pedral, no Porto, em frente das tropas em Parada, hasteou-se a Bandeira Azul e Branca, cantou-se o hino da Carta e por ordem do coronel Paiva Couceiro, o major Satúrio Pires leu às tropas a Proclamação do Comandante, que restaurava a Monarquia Portuguesa.
Em Ponte de Lima, no dia seguinte, a população aderiu à proclamação da Monarquia. Saiu à rua, soltou vivas a Portugal, ao rei e à Monarquia. Os sinos das igrejas repicaram e foram deitados foguetes.