Nos passados dias 31 de maio e, 01 e 02 de junho, realizada no aprazível espaço situado junto ao rio Lima, entre a “praça de touros” e a Pousada da Juventude, Viana do Castelo assistiu à 15.ª concentração motard, uma das iniciativas anuais levada a efeito pela associação Vila Franquense – Motoclube Foz do Lima. Preocupada em garantir as melhores condições, além das unidades hoteleiras da cidade, todos os que de longe se deslocaram puderam contar, também, com uma parque de campismo criado para suprir necessidades, já que estiveram presentes 43 motoclubes diferentes, do Minho ao Algarve, e três espanhóis. No total verificaram-se mais de 2.000 entradas e cerca de mil motos. Do programa ricamente preenchido, além de alguns números próprios destas iniciativas, tivemos o “passeio das tochas” que iluminou o ambiente noturno da cidade, uma exposição de motos “bick show” (motos alteradas), uma feira onde se podiam admirar produtos artesanais e a participação de quatro bandas musicais, uma espanhola e três portuguesas, além de uma surpresa. A organização quis contemplar os presentes com músicas interpretadas pela “banda da casa”, os THE OAFS, agrupamento musical de Vila Franca, com elementos fortemente ligados ao Motoclube Foz do Lima.
Como rezam os seus estatutos, esta é uma associação de interesse associativo, âmbito nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada e tem como princípios a democraticidade, representatividade, independência e associativismo.
Desde a data da sua formação, 05 de outubro de 1995, o Motoclube Foz do Lima, sempre que solicitado, tem prestado um grande apoio a um elevado número de iniciativas, tanto em Vila Franca, como na cidade.
Na freguesia, participação em festas de Natal, como pais natal motard, apoio às provas de BTT, três horas de resistência e XCO, e colaboração na realização da Festa das Rosas, onde têm uma importância fundamental na regularização do trânsito.
Na cidade, destaca-se o apoio prestado às provas velocipédicas e à maratona Manuela Machado. Em 2014, esta associação foi responsável pela realização do “Dia do Motociclista”. Realizado pela primeira vez em Viana do Castelo e garantem uma acordo com a ACAPO (Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) e uma parceria com o CAO – João Barreto da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Paulo Carvalhido