O Município de Viana do Castelo vai transformar o ex-pavilhão da Associação Industrial do Minho (AIMinho), que recentemente adquiriu, no novo Centro de Congressos e Exposições de Viana do Castelo. O projeto de adaptação e refuncionalização do espaço está já a ser efetuado e as obras arrancam, segundo anunciou a autarquia, no início de 2020.
O pavilhão está a ser alvo de um reajuste para refuncionalização depois de ter sido adquirido, conforme decisão aprovada em finais de maio, em reunião de executivo.
O novo espaço de congressos irá beneficiar da centralidade das instalações, da proximidade do parque de estacionamento, que permite o acesso mais fácil ao centro histórico e às diversas unidades hoteleiras, restauração e comércio tradicional da cidade.
Estes são os motivos que o executivo aponta para ter optado pela refuncionalização do antigo espaço da AIMinho, que será dotado das condições necessárias para acolher congressos e eventos nacionais e internacionais. O espaço passará a contar com uma sala de congressos e eventos para cerca de 500 pessoas, um auditório para 140, uma sala de exposições e ainda salas para workshops ou sessões temáticas.
Paralelamente, serão efetuadas obras de adaptação da atual Escola Profissional – ETAP ali existente, potenciando assim os cursos de formação profissional.