A autarquia vianense anunciou um novo projeto a implementar já em fevereiro de 2020. “Florir o Centro histórico” é o objetivo da iniciativa apresentada pelo vereador do Ambiente na última reunião de Câmara.
Ricardo Carvalhido explicava que “esta proposta está relacionada com a estratégia para a conservação da natureza”.O vereador falava da ligação cultural do concelho à flor e por isso quer que estas estejam ainda mais presentes nas principais ruas da cidade.
“O que pretendemos é que os proprietários ou arrendatários cedam espaço de varanda para colocarmos vasos com flores”. A manutenção e rega poderão ser feitas por aqueles ou então pelos funcionários da autarquia.
O vereador Ricardo Carvalhido acentuava ainda que “queremos que as pessoas fruem a cidade e entendam que a flor está no nosso ADN”.
Na proposta lê-se que “Florir o Centro Histórico” pretende “contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade de Viana do Castelo, e para a tradição portuguesa de decorar as varandas e fachadas que confrontem com o espaço público”.
A iniciativa será estendida a várias ruas do centro histórico desde a Praça da República até ao Largo de São Domingos.