Balcão da Inclusão apoia quem tem incapacidade

A Câmara de Viana do Castelo abriu, no espaço do Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM), o Balcão da Inclusão, uma valência dirigida a pessoas com deficiência ou incapacidade, suas famílias, organizações e outros que, direta ou indiretamente, intervenham na área da deficiência.

O Balcão da Inclusão tem como objetivo prestar informação e mediação especializada e acessível sobre direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor; recursos e serviços existentes; diversas temáticas; bem como encaminhamento, mediação e sensibilização junto dos diferentes organismos.

O Balcão terá técnicos disponíveis para esclarecimento a munícipes, empresas ou associações às segundas-feiras, das 9h às 13h, no Serviço de Atendimento ao Munícipe.
A nova valência surge depois de a Câmara Municipal de Viana do Castelo ter celebrado um protocolo de cooperação com o Instituto Nacional para a Reabilitação para a implementação do Balcão da Inclusão nos serviços do município.

Potenciar a intervenção da rede de Balcões de Inclusão, é a razão pela qual o Instituto Nacional para a Reabilitação está a celebrar protocolos com diversas autarquias, procurando encontrar nos municípios um interlocutor preferencial sobre a rede social existente para a qual possam reencaminhar e orientar os cidadãos com deficiência do concelho.

Este balcão pretende ainda criar uma linha de comunicação direta ao Balcão de Inclusão do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), espaço onde existem pessoas especializadas no atendimento de pessoas com deficiência e com um conhecimento profundo sobre os seus direitos.

Para o executivo, a celebração deste protocolo apresenta-se como uma resposta com grande valor para o Município de Viana do Castelo e que pode trazer ainda mais qualidade de vida aos cidadãos portadores de deficiência.

O acesso à informação constitui-se como condição basilar para o pleno exercício da cidadania, para que estes cidadãos possam assumir os direitos e deveres cívicos reconhecidos a qualquer cidadão num Estado de Direito.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.