Observatório Litoral Norte abre em 2020

Viana do Castelo terá, no primeiro trimestre do próximo ano, um “laboratório colaborativo para conhecimento do mar de Viana do Castelo”. A proposta foi aprovada por, unanimidade, na última reunião de Câmara e é, segundo o vereador do Ambiente e Biodiversidade, Ciência, Inovação e Conhecimento, Ricardo Carvalhido, um dos “pilares” da estratégia de desenvolvimento do Município, que implementou a Rede de Ciência Viva.

“Viana do Castelo tem mar, rio e montanha. E estas três unidades de paisagens tem especificidades próprias”, dizia o vereador. Ricardo Carvalhido explicou que é “um espaço de valorização turístico e educativo dos valores naturais e culturais patrimoniais do Mar de Viana do Castelo (ambiente marinho – infralitoral ao intertidal; e de transição – praia e duna), mas também de promoção e aprofundamento do conhecimento científico no domínio científico e/ou temático do Mar”.

O Observatório Litoral Norte vai ter um espaço na Praia Norte e representa um investimento global de 384 mil euros, financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020.

O Município fica responsável por equipar o espaço e é criado um consórcio entre aquele e o Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto para a Biossustentabilidade da Universidade do Minho e o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto”.

Ricardo Carvalhido explicava que “a Câmara vai adquirir o equipamento e 25 por cento do tempo de utilização (pelos técnicos) será devolvido em contacto com os munícipes e turistas”. O vereador sublinhava o papel da autarquia: “a Câmara é um pivô entre o tecido económico e as instituições”.

O autarca vianense reforçava: “vamos disponibilizar os meios técnicos e os especialistas irão devolver o conhecimento”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.