A Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a implementar, localmente, o “Diabetes em Movimento”, um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, desenvolvido em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Saúde e Escolar Superior de Desporto e Lazer.
O Programa, com coordenação do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral da Saúde, conta com exercícios promovidos por técnicos de desporto do Município. No ano passado, o projeto incluiu 99 sessões que chegaram a 19 diabéticos.
As atividades acontecem entre as 9h30 e as 11h, às segundas, quartas e sextas-feiras, no Pavilhão Desportivo da Meadela e são gratuitas para os participantes.
Este programa de “intervenção multi-institucional e multidisciplinar representa um esforço articulado da sociedade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de exercício físico para esta população”.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país, já que existe cerca de um milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal. A atividade física é um dos pilares do tratamento, já que melhora o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.