Exposição dos presépios

No Centro Paroquial de S. Romão de Neiva está patente, até ao fim de janeiro de 2020, uma grande variedade de presépios, feitos pelos grupos da Alcateia 108, que está integrado no Agrupamento dos Escuteiros nº. 423, desta freguesia. A chefe dos Lobitos, D.ª Eva, explicou-nos como conseguiu motivar os meninos, para fazerem estes bonitos trabalhos. Explicou-lhes a história do Presépio, que segundo reza a história, foi assim: o primeiro Presépio apareceu no ano de 1223 e foi feito pelo São Francisco de Assis, Greccio, Itália. No século XVI, o presépio torna-se numa tradição de Natal, até à atualidade, graças ao trabalho evangelizador dos padres Jesuítas.

“Como preparar o Presépio”
Primeiro vão sendo colocados os animais, os pastores, a manjedoura, o cenário em geral. Segundo, na tarde de 24 de dezembro, acrescenta-se as imagens Santíssima Virgem Maria e São José. Terceiro, às 00h, de 25 de dezembro, acrescenta-se o Menino Jesus, os anjos e a estrela que guiou os reis magos do Oriente até Belém. Por fim, os reis magos Gaspar, Melchior e Baltazar, que representam todos os povos da terra, posicionam-se a partir do dia 25 de dezembro. Inicialmente numa posição longe da gruta e vão sendo aproximados até ao dia 06, dia da Epifania. Portanto, esta será a ordem de expectativa, para as crianças que assim aceitam toda esta fantasia. Os presépios foram feitos com materiais reciclados.

Como presentemente se fala tanto de ecologia, aqui está um bom exemplo, para que todos nós façamos aproveitamentos e reciclagem de todas as coisas que for possível pois o ambiente agradece. Estão de parabéns todos os que contribuíram para esta linda exposição.

Pessoalmente, desejo a todas as pessoas, um Bom Ano Novo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.