Jogos de tabuleiro “movimentam milhões de euros” anualmente

Este fim de semana, 31 de janeiro, e 01 e 02 de fevereiro, Viana do Castelo é palco de uma Convenção de Jogos de Tabuleiro de cariz internacional. Workshops, torneios, demonstrações e conversas vão decorrer em vários espaços na cidade, numa organização da Associação ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.

O presidente da ArtMatriz conta que a iniciativa surge na sequência dos encontros de quartas à noite na sede da Associação. Ricardo Ferreira diz: “Na associação temos jogos regulares, tem havido uma grande afluência nestes últimos anos, não só em Viana, mas também no país e no mundo. As pessoas estão a voltar ao analógico”.

A iniciativa em Viana do Castelo é a primeira do ano em Portugal e tem como tema a criatividade, nesse sentido, a organização disponibiliza conversas com ilustradores e criadores de jogos. O responsável explica que existem muitas oportunidades de emprego na área dos jogos de tabuleiro e em termos de movimentação de valores, estes já estão ao nível dos jogos de computadores. “A indústria de jogos de tabuleiro movimenta milhões todos os anos. Na Alemanha decorre a maior convenção mundial, e no fim de semana junta 210 mil pessoas”. Acrescentando que “até há pouco tempo, os jogos de computador passaram o cinema [em termos de receita gerada] e neste momento, os jogos de tabuleiro estão a aproximar-se”.

A expectativa para este primeiro encontro é grande. Até pela organização de outros eventos. “No ano passado organizamos o Viana Bate Forte, onde proporcionamos jogos de tabuleiro em diferentes espaços, como no Gil Eannes, Museu de Artes Decorativas, em cafés, no shopping, etc, e participaram 200 pessoas”, sublinhava Ricardo Ferreira.

Adiantando que no Centro Cultural, no sábado e domingo, haverá 400 lugares sentados para que as pessoas possam jogar. Adultos e crianças são convidados a participar. O responsável explica que “haverá voluntários que explicarão como os jogos funcionam”.

Paralelamente à experiência, haverá torneios de “Catan” e “Carcassonne”, para escolher o melhor para o campeonato nacional.

PALESTRA E WORKSHOPS
Na sexta-feira, dia 31, pelas 16h, no café concerto do Teatro Sá de Miranda decorre um workshop de “team Building e colaboração”, com Micael Sousa. Pelas 21h, no mesmo espaço, uma mesa redonda com ilustradores, designers sobre a indústria dos jogos de tabuleiro. As atividades são gratuitas, mas é necessária inscrição.

Durante o fim de semana haverá também iniciativas para aprender mais sobre o universo. Ricardo Ferreira destaca o workshop de “Inteligência Artificial”, na tarde de sábado, 16h, na Biblioteca, pelo Digital Advisor da Microsoft Portugal, Marco Silva.

No domingo, haverá um curso de iniciação à criação de jogos de tabuleiro, no Centro Cultural, às 15h.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.