Monsenhor Manuel Vilar e Mini-mercado da Piedade

No passado dia 20 de janeiro pelas 18 horas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o nosso pároco Monsenhor Manuel Vilar foi homenageado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo com o título de Cidadão de Honra.

A cerimónia realizou-se no Teatro Sá de Miranda, por ocasião das comemorações dos 172 anos da Elevação de Viana a Cidade, em que foram homenageadas várias personalidades e instituições, ligadas à cultura, ao ensino, e empresas.

Na nota introdutória da atribuição do galardão pode ler-se: “Nascido em 1943, na freguesia de Nogueira, Viana do Castelo, Monsenhor Manuel José da Costa Azevedo Vilar, celebrou as Bodas de Ouro Paroquias em setembro de 2019, e depois de meio século como pároco da Meadela, é uma das figuras mais estimadas e acarinhadas pela população da freguesia”.

Ao longo da sua atividade enquanto pároco da Meadela, dinamizou a criação dos Escuteiros da Meadela na década de 70 e, na década de 80, tornou a Meadela na primeira paróquia do concelho a efetuar o compasso pascal apenas com leigos. Na década de 90, fruto das exigências da sociedade, iniciou um conjunto de obras que ainda hoje perduram e se encontram bem sedimentadas, nomeadamente a criação do ATL, e a ampliação do Centro Social e Paroquial que culmina com a criação de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
No âmbito cultural, para além do apoio e incentivo às associações da freguesia criou o jornal Ecos da Meadela, que perdura até aos dias de hoje.

Personalidade muito ativa, de emoções fortes, coloca toda a sua energia e afetividade no que faz como cidadão e como sacerdote. No seu ministério sacerdotal, leva a generosidade e doação até ao limite extremo das suas forças.

A paixão pelo que faz, não só no plano Espiritual, é caracterizado por gestos de desprendimento e generosidade, que permitiram construir uma comunidade paroquial verdadeiramente comprometida na ajuda ao próximo.

Por todas estas qualidades e serviços, o santo padre João Paulo II conferiu-lhe a honra de Monsenhor.

Parabéns Monsenhor Vilar por esta merecidíssima distinção, que orgulha todos os seus Paroquianos.

MINI-MERCADO DA PIEDADE
O mini-mercado da Piedade, loja do meadelense Alfredo Pires Barreto, sito na rua Mateus Barbosa «antiga rua da Piedade que lhe deu o nome» foi uma das instituições locais, agraciada com o galardão de “Instituição de Mérito”, da Câmara Municipal.


Na nota introdutória à atribuição do Galardão pode ler-se: “Propriedade de Alfredo Barreto, esta típica casa comercial dispõem de uma alargada oferta de produtos alimentares, com destaque para uma considerável seleção de vinhos e bebidas diversas”.

O Mini-mercado da Piedade tem prestado um importante papel à comunidade vianense na dinamização do comércio tradicional e acima de tudo na manutenção da história do comércio vianense. Ao seu proprietário, Sr. Alfredo Barreto os nossos parabéns.

DADORES DE SANGUE
No passado dia 16 de janeiro, a Associação de Dadores de Sangue da Meadela, promoveu a primeira Acção de recolha de sangue e medula óssea, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que teve um elevado número de dádivas, quer por parte dos alunos, quer do corpo docente daquela Escola de Ensino Superior, o que deixou muito satisfeito o presidente da Associação Sr. António Mesquita e a própria Escola, que se congratulou com esta parceria com o IPVC e anunciou que foi estabelecido um protocolo com Escola Superior de Gestão do IPVC, para uma recolha que terá lugar no próximo dia 20 de fevereiro.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.