Assembleia e Junta de Freguesia louvam campeão europeu

A Assembleia e a Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo aprovaram votos de louvor ao santamartense Iúri Leitão, pela conquista do título de campeão europeu de ciclismo de pista, em 2020, na modalidade ‘scratch’. No pretérito dia 13, no salão da autarquia, ladeado pela presidente da mesa da assembleia, Alice Antunes e pela tesoureira e secretário do executivo, Cristina Siano e Ricardo Afonso, o atleta exibe, orgulhosamente, os respetivos certificados que acabara de receber das mãos das entidades referidas, em representação dos respetivos órgãos.

Os votos foram aprovados na assembleia de freguesia, por unanimidade, na reunião ordinária de 29 de dezembro e na junta em reunião do dia 5.

Poder-se-á dizer que foi dupla a motivação para estas homenagens, pois o Iúri, para além de santamartense, fez toda a formação inicial, até júnior, na Escola Ana Barros, integrante da Tensai/Sambiental/Santa Marta, do Grupo Desportivo do Centro Paroquial.

Congratulamo-nos e associamo-nos a estas homenagens, desejando ao Iúri, agora profissional, uma auspiciosa carreira.

Votos de pesar
Assembleia e Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo aprovaram votos de pesar pelo falecimento de Abílio da Assunção de Oliveira e Costa. Na assembleia, por unanimidade, na reunião ordinária de 29 de dezembro de 2020 e, no executivo, em reunião realizada no passado dia 05. Os mesmos foram enviados à família e ao Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.

Abílio Costa faleceu com 91 anos no passado dia 06 de dezembro de 2020, conforme aqui noticiado. Reza a fundamentação, segundo nota remetida pelo presidente da Junta de Freguesia, Paulo Maciel: «Apesar de morar em Afife, foi em Santa Marta, sua terra natal, que desenvolveu grande parte da sua atividade profissional e social. Figura incontornável do panorama folclórico vianense e nacional, tornou-se diretor do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo em 1972. Foi membro da direção da Federação do Folclore Português desde a sua fundação, de 1977 até 1996 e exerceu as funções de secretário da Junta de Freguesia em 1965 e de 1968 a 1971, tendo sido presidente da junta de 1971 a 1974. Em 1997 foi considerado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo Cidadão de Mérito e em 2012 a Junta de Freguesia atribuiu-lhe o Prémio Vida.

Deixa, assim, um legado de participação pública pelo seu percurso político, associativo, cultural e social e uma marca nos projetos e obras que deixa e que ajudou a construir.»
Associámo-nos a estas iniciativas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.