Pavilhão Desportivo vai chamar-se “Pavilhão Nicolau Veríssimo”

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, adquirir ao Centro Social e Cultural da Meadela, o Pavilhão Desportivo da Meadela, e homenagear Nicolau Veríssimo, presidente e fundador do Centro Social e Cultural da Meadela, recentemente falecido, cuja Instituição foi responsável pela construção do Pavilhão, atribuindo ao pavilhão a designação de “Pavilhão Nicolau Veríssimo”, que passará a integrar as estruturas desportivas do Município.

Esta é uma justíssima homenagem a Nicolau Veríssimo, grande entusiasta e impulsionador da construção deste pavilhão, e de outras estruturas de âmbito social e cultural, já referenciadas neste jornal.

Refira-se que o pavilhão foi solenemente inaugurado em 08 de junho de 2013, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Eng.º José Maria Costa, do presidente do Centro Social e Cultural da Meadela, Nicolau Veríssimo, do presidente da Junta de Freguesia da Meadela, Américo Carvalhido, do reverendo Monsenhor Vilar e outras entidades, cuja construção envolveu um montante superior a 1,6 milhões de euros.

História do Pavilhão Desportivo
O projeto foi financiado pelo “Quadro de Referência Estratégica Nacional – QREN” em 500 mil euros. Contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Viana do Castelo, num acordo celebrado a 24 de abril de 2009, que assegurou 350 mil euros de investimento na infraestrutura, sendo o Centro Social e Cultural da Meadela, responsável pelos restantes 470 mil euros envolvidos no empreendimento, resultantes da atividade que desenvolve enquanto Instituição Privada de Solidariedade Social, com uma forte componente de voluntariado.

Refira-se que os fundos do “Quadro de Referência Estratégica Nacional – QREN” só podiam ser requerido por Instituições com as características de atividade social como a do Centro Social e Cultural.

Trata-se de uma infraestrutura com um total de 2.040m2, que acolhe, desde junho de 2013, as práticas desportivas na freguesia da Meadela, colmatando uma lacuna, até então existente, provocada pela inexistência de um espaço capaz de receber, quer a população escolar, quer as diversas associações desportivas existentes.

Refira-se que a passagem da gestão do Pavilhão para a Câmara Municipal, foi requerida pela Direção do Centro Social e Cultural da Meadela, em dezembro passado.
Não podemos deixar de saudar a decisão da Câmara Municipal, cuja proposta foi apresentada pelo vereador do desporto, Eng.º Vítor Lemos, que celebrou o acordo com o Centro Social e Cultura da Meadela, que receberá 362 mil euros, em seis prestações.

FEIRA DA MEADELA
Devido ao confinamento, a União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, suspendeu a realização da Feira Dominical da Meadela, a partir de 15 de janeiro e até se manter a fase mais aguda da pandemia.

Também, conforme foi noticiado neste jornal, o Cemitério Paroquial foi encerrado a partir da mesma data e até se manter a fase mais aguda da pandemia.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2021
Marcelo Rebelo de Sousa, atual Presidente da República, ganhou com larga vantagem na União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, tendo-se verificaram os seguintes resultados globais: Marcelo Rebelo de Sousa – 5.997 votos, 53,46%; Ana Gomes – 1.985 votos, 11,21%; André Ventura – 1.061 votos, 9,45%; João Ferreira – 760 votos, 6,77%; Marisa Matias – 557 votos, 4,96%; Tiago Mayan Gonçalves – 334 votos, 2,97%; Vitorino Silva – 310 votos, 2,76%, dos votos em urna.
Eleitores: 22.983; Votantes: 11.217; abstenção 51%.

FALECERAM NA MEADELA
Dezembro 2020
Dia 17 – Angelina de Sousa Carvalho Amorim, de 83 anos de idade, residente na rua Fonte do Branco, Meadela.
Dia 23 – Laura da Cunha Carvalho, de 96 anos de idade, residente na rua do Montinho, Meadela.
Dia 23 – Adelina Alves Freixo Parente, de 77 anos de idade, residente na rua de Portuzelo, Meadela.
Dia 28 – José Ribeiro Lopes, de 76 anos de idade, residente na rua da Argaçosa, Meadela.
Dia 29 – Maria da Felicidade da Costa Rodrigues Gaivoto, de 70 anos de idade, residente na rua Dr. Cláudio Bastos, Santa Maria Maior, Viana do Castelo.
Dia 29 – Manuel Adelino Pereira Vilaça, de 70 anos de idade, residente na rua António Alves, Darque, Viana do Castelo.

Janeiro 2021
Dia – 14 Emília Fernandes Dantas, de 78 anos de idade, residente na rua de Santa Cristina, Meadela.
Dia 17 – Rosalina de Sá Pimenta Parente, de 90 anos de idade, residente no Caminho do Romadiço, Perre, Viana do Castelo.
Dia 19- Maria das Dores Fernandes da Balinha, de 92 anos de idade, residente na rua da Argaçosa, Meadela.
Dia 19 – Maria de Lurdes Sousa Costa, de 76 anos de idade, residente na rua da Argaçosa, Meadela.

Às famílias enlutadas, apresentamos as nossas sentidas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.