As aldeias de montanha do Alto Minho são ainda aldeias vivas, em que as atividades e modos tradicionais de ocupação do espaço têm persistido, mantendo territórios de alto valor natural e paisagístico.
O projeto Acontece in Loco – Montanha Alto Minho, promove o desenvolvimento das aldeias de montanha da região do Alto Minho, enquanto comunidades locais ameaçadas na sua continuidade, em função da altitude, dos declives acentuados e da menor acessibilidade aos centros urbanos e às suas oportunidades.
Este projeto nasce da tentativa de revitalizar, desenvolver e preservar as comunidades que vivem e sobrevivem das montanhas do Alto Minho.
Foi uma parceria de sete entidades regionais e locais, designadamente o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior Agrária), Associação Florestal do Lima (AFL), e a CIM Alto Minho, com cofinanciamento do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).
Foi produzido um vídeo em que alguns produtos endógenos, como a Carne Cachena da Peneda, o Feijão Tarreste e variedades regionais de maçã, são valorizados na confeção de receitas inovadoras desenvolvidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.