A Mercadona tornou-se membro da associação empresarial GRACE, uma entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Com mais de 180 empresas associadas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, esta apoia entidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável das comunidades e das organizações.
Para a Mercadona, esta adesão, em linha com as suas políticas de responsabilidade social, é uma oportunidade para continuar a desenvolver temas na área da sustentabilidade, como a luta contra o desperdício alimentar e o compromisso com a redução do plástico. Esta adesão representa também a possibilidade de manter um diálogo corporativo e amigável com outras empresas com preocupações semelhantes.
O GRACE assume-se como uma plataforma de partilha e de apoio às empresas na estruturação das suas políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Sustentabilidade e é, paralelamente, um elemento influenciador das políticas públicas e tendências nacionais e internacionais. Integra também a rede europeia do CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apoiando setores da indústria e empresas a nível global, na transformação e procura de soluções práticas para o crescimento sustentável.
Ana Mendia, diretora de Responsabilidade Social da Mercadona Portugal, afirma que, “para a Mercadona, a adesão ao GRACE é uma oportunidade única de conhecer mais e melhor as boas práticas realizadas na área da responsabilidade social. É também um veículo de comunicação das ações que temos vindo a implementar, nomeadamente na defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais e Meio Ambiente, bem como na luta contra o desperdício alimentar e na doação de bens de primeira necessidade a pessoas carenciadas. O GRACE é um espaço onde podemos discutir saudavelmente com outras empresas um conjunto de soluções práticas para o crescimento sustentável”.