A Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente e o Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas (GRASSA) acaba de anunciar o projeto “Hora Verde”.
Com ete pretendem realizar e incentivar atividades relacionadas com a natureza para a população sénior do concelho de Esposende, tendo como principal objetivo estimular um envelhecimento mais ativo. É financiado pelo prémio BPI “La Caixa” Seniores 2020 e decorrerá ao longo do ano de 2021.
Conforme referem em nota enviada à nossa Redação, o Hora Verde surge assim por um envelhecimento mais ativo. “Somos um projeto com duas casas: a Associação Rio Neiva e a GRASSA acolhem metades de nós. De um lado o ambiente, do outro o apoio social, e no meio as raízes comuns com que ambas se enlaçam. Levar a natureza às pessoas, ou as pessoas à natureza, é a nossa missão, e não a quaisquer pessoas, mas aos idosos” – explicam.
Ao longo do ano – acrescentam – “vamos realizar atividades mensais gratuitas com a natureza por mote, sempre. Queremos evocar o património natural que abunda em Esposende: o Parque Natural Litoral Norte, os rios Cávado e Neiva, as florestas e os campos”.
Dão conta, ainda, de que, além das atividades, serão efetuadas visitas de proximidade e acompanhamento. Estão articulados com outras IPSSʼs para chegar ao máximo de pessoas possível.
As atividades serão diferentes, de forma a sobrepor uma variedade de interesses, e a maioria delas está adaptada a constrangimentos com mobilidade, demência e outros problemas.
“Não queremos só um envelhecimento mais ativo, mas inclusivo também. Se o tempo é uma corrida, então nós queremos correr com ele. Não envelheça. Venha crescer connosco”, referem.